Caminhada na Ponta Negra alerta sobre a incidência de câncer em animais de estimação

By -

cancer-em-animais-1Nesta quarta-feira (12), às 19h, no calçadão da Ponta Negra, alunos e professores da Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM), acompanhados de seus pets, realizarão uma caminhada de alerta sobre a incidência do câncer de mama em animais de estimação, com distribuição de material informativo.

A atividade faz parte da Campanha “Outubro Rosa Pets”, que em sua segunda edição, visa enfatizar a necessidade de diagnosticar e tratar precocemente o câncer de mama em animais de estimação, já que esta patologia é a mais frequente em cadelas e a terceira em gatas.

O que é de pouco conhecimento social, é que os animais de estimação, conhecidos como Pet, também podem desenvolver câncer, fato que requer atenção à saúde dos animais, no sentido de prevenir, diagnosticar e tratar a doença.

cancer-em-animais-2Além desta iniciativa, no dia 21 de outubro, sexta-feira, de 09h às 12h, na Clínica Veterinária da ESBAM (CliniVET), serão realizados exames físicos e triagem gratuito nos animais, biopsias e citologia gratuitas para casos suspeitos. Uma vez feito o diagnóstico, será indicada ao proprietário a análise de ultrassom e raio-x para análises por imagem dos outros órgãos (para diagnosticar metástase), e caso necessário, os procedimentos para a retirada do tumor o mais breve possível.

Segundo o Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da ESBAM, José Allan de Araújo, no próximo mês será o lançamento da campanha “Novembro Azul Pets” com o objetivo de combater o câncer de próstata em animais de estimação.

Roberto Brasil