Caminhada marca o encerramento da 1ª Semana do Bebê em Figueiredo

By -

figueiredo-semana-do-bebe 03Da Redação – Diversos estudantes, professores, mães, filhos juntamente com profissionais da Assistência Social do município, jovens e crianças atendidas por programas de apoio a eles, da Terra das Cachoeiras, e comunidades em geral, participaram de uma caminhada encerrando a 1ª Semana do Bebê de Presidente Figueiredo. Com o tema, “Todos juntos pela primeira infância”, a Semana do Bebê começou no dia 09 de maio e encerrou com muito sucesso, no dia 12, quinta-feira, com uma caminhada que saiu da Creche Maria Emília Mestrinho percorrendo ruas da cidade. O evento mobilizou diversas comunidades rurais e a zona urbana, com várias ações de incentivo aos cuidados da primeira infância.

figueiredo-semana-do-bebe 02Está ação é uma estratégia de mobilização social apoiada pela UNICEF, e tem como objetivo tornar prioridade, na agenda dos municípios brasileiros o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças, de zero até seis anos. A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana uma grande mobilização em favor da primeira infância.

figueiredo-semana-do-bebe 04Ao longo da programação, foram realizados uma série de atividades, como oficinas, palestras, apresentações artísticas e culturais, pinturas, atividades esportivas, campanhas de saúde, atendimentos com médico pediatra entre outros.

figueiredo-semana-do-bebe 01O autor do projeto de lei, Nito Cordeiro que criou a Semana do Bebê na Terra das Cachoeiras, acompanhou o evento e falou da satisfação de ver o projeto em sua primeira versão fazendo sucesso. “Essa é mais uma iniciativa pioneira que estamos criando com  o apoio da prefeitura. E, neste momento, no término desta primeira semana do bebê, a nossa avaliação é positiva. Foi um sucesso e o nosso objetivo inicial foi alcançado. Digo inicial por que esse é um trabalho contínuo. A Semana do Bebê é um momento específico, onde todos os órgãos uniram suas ações num só espaço, mas o trabalho individual continua, no dia a dia”, disse.

figueiredo-semana-do-bebe 06As secretárias de Assistência Social, Saúde e educação, estiveram presentes na caminhada onde ressaltaram a relevante iniciativa da Unicef em mobilizar municípios brasileiros para impulsionarem ainda mais a melhoria da qualidade de vida de cada criança desde seus primeiros anos de vida. Outro ponto destacado na oportunidade foi o fortalecimento de vínculos familiares, necessários para estabelecer uma boa estrutura para o desenvolvimento humano.

figueiredo-semana-do-bebe 05A secretaria de Assistência Social e Cidadania Thalyta Gonella destacou que o objetivo da Semana do Bebê, segundo a UNICEF, é divulgar para a sociedade a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento humano. “É necessário sensibilizar gestores para a elaboração e execução de políticas públicas voltadas à faixa etária de zero a seis anos e apresentar experiências positivas de proteção e garantia de direitos na primeira infância e mobilizar a sociedade para os cuidados do bebê”, afirmou a secretaria./// (David Almeida com informações PMPF – Fotos: Chiquinho Carioca)

Roberto Brasil