Camelódromos da Floriano Peixoto e Epaminondas oferecem atendimento na Carreta da Mulher

By -

saude2Os camelódromos da Avenida Floriano Peixoto, em frente à Praça da Polícia e Camelódromo da Epaminondas, em frente à Praça Dom Bosco, no Centro, disponibilizam para suas clientes, para as moradoras do entorno e para as próprias trabalhadoras dos espaços, exames gratuitos de mamografias e ultrassonografias, por meio da Carreta da Mulher.

O atendimento começa neste sábado, 6, na Rua Lima Bacuri, ao lado do Camelódromo Floriano Peixoto, onde a carreta fica até as 17h do dia 12 de junho. Já no dia 13, a equipe de saúde da carreta inicia atendimento no estacionamento da Praça Dom Bosco, em frente ao Camelódromo da Epaminondas, e segue até o dia 19.

Em cada camelódromo serão oferecidos durante todo o período 200 exames de mamografia, sendo 20 realizados pela manhã e 20 pela parte da tarde, diariamente, e 250 exames de ultrassonografia, sendo 25 pela manhã e 25 à tarde.

De acordo com o Gerente do Programa de Saúde Manaus Itinerante, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), William Loureiro da Silva, as mulheres têm que apresentar RG e CPF na hora do atendimento. “Para fazer mamografia, mulheres com até 39 anos precisam apresentar requisição médica. A partir de 40 anos, a requisição não é mais necessária. Já para o exame de ultrassonografia, além dos documentos pessoais, a requisição médica é obrigatória”, ressaltou.

Serão disponibilizadas ultrassonografias: abdominal total e abdominal superior (somente pela manhã), transvaginal, pélvica, das vias urinárias, da tireóide e das mamas, cinco por turno. O atendimento aos sábados será realizado de 8 às 12h, e de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h as 17h.

Para o subsecretário Municipal do Centro Histórico, Glauco Francesco, tão importante quanto atrair público para os espaços é garantir que o trabalhador esteja bem. “Estamos fazendo todo o possível para garantir a esses trabalhadores, enquanto aguardam ir para o Shopping T4 ou para a segunda etapa da Galeria dos Remédios, toda infraestrutura necessária para seu bem-estar físico e financeiro”.

Roberto Brasil