Câmara recebe indicação para construção de crematório em Manaus

By -

Ver. Dante

Foi apresentado à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM) uma indicação (nº 498/2017) de construção de um crematório na capital amazonense de autoria do vereador Dante (PSDB). A iniciativa tem o objetivo de solucionar a falta de espaços nos cemitérios e atender demanda da população.

“Nos já somos uma cidade de mais de dois milhões de habitantes, já cabe à construção de um crematório em Manaus que é demanda da população, cabe a Prefeitura analisar a viabilidade da construção, mas é importante iniciar, eu vejo isto como uma questão de saúde publica e é necessário, acredito que o Prefeito com a sensibilidade que tem ira solicitar um estudo detalhado”, afirmou o vereador Dante.

Segundo o parlamentar com o crescimento constante no país, a cremação torna-se cada vez mais, uma opção econômica e sustentável se comparada ao sepultamento comum. Além de ser uma solução para o problema da falta de espaços nos cemitérios, esta alternativa não agride o meio ambiente.

Questão de saúde pública

No Brasil, cerca de 8% dos mortos são cremados anualmente, numero que varia de estado para estado: em São Paulo, a porcentagem é de 10, já no Paraná, são 3%. Também deve ser considerado que a cremação tem custos mais baixos que o sepultamento em cemitério, que exige pagamento de taxas à Prefeitura e muitas vezes manutenção anual do espaço enquanto que a cremação é um procedimento permitido por lei em todo o país.

“A escassez de espaços nos cemitérios da cidade de Manaus e a vontade manifestada por muitas pessoas de serem cremadas após seu falecimento e pessoas que falecem em razão de doenças infecto contagiosas, devem ser cremadas conforme determina a lei”, salientou o vereador Dante.

Roberto Brasil