Câmara Municipal realiza o I Seminário Contra o Desperdício de Alimentos

By -
O Brasil é um dos países campeão do mundo no desperdício de alimentos, frisou Mário Frota

O Brasil é um dos países campeão do mundo no desperdício de alimentos, frisou Mário Frota

Da Redação – Nesta quinta feria (10) foi realizado o I Seminário Contra o Desperdício de Alimentos em Manaus no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM). No debate foi discutido as perdas de alimentos que acontecem no comércio, nos supermercados, feiras e mercados da cidade e a necessidade de contar com uma  estrutura para a recepção, abastecimento e conservação. A iniciativa foi do vereador Mário Frota (PSDB) e participaram representantes do Programa Mesa Brasil (Sesc), Superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Secretária Municipal de Feiras e Mercados entre outros.

seminario-contra-desperdicio-blogdafloresta-01Segundo o vereador Mario Frota, o objetivo do debate foi de apresentar algumas propostas para melhorar a situação em torno ao desperdício dos alimentos em Manaus e o documento final devera ser encaminhado à imprensa, ao Prefeito, Governador, Secretarias e autoridades responsáveis nesta área.  “O Brasil é um dos países campeão do mundo no desperdício de alimentos, há precariedade no transporte, recepção e conservação especialmente no peixe aqui no Amazonas, pois jogamos toneladas a cada ano e que poderiam ser aproveitadas para serem destinadas a entidades sociais, asilos e outros”, destacou.

seminario-contra-desperdicio-blogdafloresta-03O Coordenador do Programa Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio (SESC), Elinaldo Azevedo Barbosa Jr., destacou a importância do debate e relatou a experiência de mais de vinte anos pelo banco de alimentos. “Cada ano recebemos de dois a três toneladas de alimentos, das feiras, supermercados ou casas, sentimos a falta de um porto adequado para o desembarque, recepção do alimento e também de um terminal pesqueiro, que vem sendo demandado há décadas”, disse. Elinaldo Barbosa também chamou atenção para que se priorize uma melhor estrutura neste sentido, um complexo onde o feirante e o produtor contem com espaços para abastecimento, com frigoríficos e de conservação.

seminario-contra-desperdicio-blogdafloresta-06Segurança alimentar deve ser prioridade

O representante da Conab, Tomaz Meireles, disse existem mais de 300 mil pessoas em estado de extrema pobreza e na última enchente no Amazonas foram desperdiçados 60 milhões de toneladas de alimento. “Precisamos melhorar o Porto da Ceasa. Contar com estrutura para melhorar esta situação”, frisou.

seminario-contra-desperdicio-blogdafloresta-05Ele explicou ainda que o Programa de Aquisição de Alimentos deve ser fortalecido e tem ainda uma atuação tímida por parte da Sepror. Também chamou atenção também da Prefeitura de Manaus neste sentido e todas as secretarias e instituições envolvidas, uma proposta é de aproveitar nas 22 comunidades do baixo rio amazonas. No que se refere ao peixe informou a compra de mais de 400 tn, mas há necessidade de contar com um frigorífico público.

Por fim, a falta de uma política para a segurança alimentar foi consenso no debate onde o representante das feiras também salientou a falta de recursos humanos capacitados e contar com uma estrutura adequada. (Mercedes Guzmán – Fotos: Áida Fernandes)

Roberto Brasil