Câmara homenageia General Guilherme Theophilo com Medalha de Ouro Cidade de Manaus

By -

CMM

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto (PHS), entregou, na manhã desta sexta-feira (21), em Sessão Solene, ao general de Exército Guilherme Theophilo Gaspar Oliveira, Medalha de Ouro Cidade de Manaus, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade manauara. A solenidade, de autoria de Barreto, foi prestigiada por autoridades do município e do Estado.

De acordo com o presidente da CMM, os presente na sessão solene viveram um momento histórico, onde um homem da estirpe do general recebia a maior honraria do Poder Legislativo Municipal. “Acredito que, com a medalha, aumenta a responsabilidade do general em voltar a Manaus. O currículo dele dispensa qualquer pronunciamento,  pois deixou sua marca em todo o trabalho que participou ao longo de sua carreira. E nós, como Poder Legislativo, não podemos deixar de homenagear cidadãos que contribuíram ou contribuem para a construção da nossa cidade e Estado. Leve o carinho do povo de Manaus nessa homenagem”, concluiu Barreto.

Em nome do Governo do Estado, o secretário de Segurança, Sérgio Fontes, parabenizou e felicitou os vereadores por a justa homenagem ao general de Exército. “O general vem de uma família que dá exemplos, e continua a perpetuar, agora, em seu trabalho, o amor pela pátria. A frente de um comando que muitas vezes se mostrou mais ‘mão amiga’, do que ‘mão forte’. Leve a gratidão do Governo do Estado”, salientou o secretário.

CMM

Em seu discurso, o general de Exército Guilherme Theophilo Gaspar ressaltou a todos que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento dos trabalhos desenvolvidos por ele. “Foi graças a muitas pessoas nessa terra, que me ajudaram, que hoje chego a essa honraria. Após todos esses anos de serviços inesquecíveis,tenho a convicção redobrada de que  servir na Amazônia é um privilégio e seu desenvolvimento sustentável uma obrigação”, destacou, após fazer, também um balanço dos serviços do Exército, sob seu comando, a cidade de Manaus e ao Estado do Amazonas.

Histórico

Nascido em 13 de março de 1955, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o general Theophilo é filho do general de Brigada Manoel Theophilo Gaspar De Oliveira Neto e de Maria De Lourdes De Oliveira. Casado com Silvana Cavalcante, ele teve três filhos, Victor, Guilherme e Mariana, e uma neta Alice.

Incorporou às fileiras do Exército em 17 de fevereiro de 1973, na Academia Militar das Agulhas Negras, sediada em Resende, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia em 14 de dezembro de 1976. Além dos cursos de formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos Militares do Exército, realizou os cursos Básico Paraquedista, Mestre de Salto, Ações de Comandos, Forças Especiais, Lanceros (Colômbia), curso superior de Processamento de Dados, pela Faculdade Hélio Alonso (RJ), e é pós-graduado em Engenharia de Sistemas, pela Universidade Estácio de Sá.

Durante sua vida militar, foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Observador Militar das Nações Unidas na América Central (Onuca), oficial de Inteligência da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Natal/RN, assim como Comandante da 12ª Região Militar e Comandante Militar da Amazônia, ambos em Manaus.

Mario Dantas