Cachoeira do Tarumã deverá ser revitalizada na administração de Artur

By -

taruma 02

Ao reconhecer que Manaus tem pouco espaço para um lazer saudável em família, quando vistoriava as obras na Ponta Negra, o prefeito Arthur Neto (PSDB), entendeu que precisa movimentar a secretaria de meio ambiente e infraestrutura para mapear áreas da flora manauara e resgatar a beleza natural desses lugares. Arthur terá essa oportunidade com o resgate e preservação da Cachoeira Grande do Tarumã.

Quem passa naquela estrada e diminui um pouco a velocidade dos veículos ouve o som impactante da queda do volume de água e observa uma pequena praça como um mirante abandonada e tomada pelo mato.

taruma 01

Para se conseguir chegar ao leito do Igarapé, após a queda dágua tem de enfrentar uma ladeira íngreme e perigosa e ao final perceber um cenário de muito lixo e matagal. A reportagem observou que naquele fascinante espaço são realizados encontroS e cerimônias de pessoas adeptas a oferendas e despachos de cultos afro-brasileiros.

taruma 03

Com mais de dez metros de queda livre que batem nas pedras seculares, a cachoeira do Tarumã ainda pode ser desintoxicada e se tornar um dos cartões postais de Manaus, como era há quase trinta anos.///Hudson Lima e Heider Santos (foto)

Redação