Cabo Maciel solicita à Susam implantação de UTIs para Hospital de Humaitá

By -

A diretoria de Análise da Secretaria de Saúde do Estado (Susam), inicia estudos para implantação de duas Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Regional Dra. Maria Luiza da Conceição Fernandes, do município de Humaitá, pedido formalizado em 2016 pelo deputado estadual Cabo Maciel (líder do PR), com base na necessidade estimada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), devido a demanda populacional assistida por Humaitá que atende a população dos municípios de Manicoré, Apuí, Borba e Novo Aripuanã.

De acordo com Cabo Maciel a maior parte da população recorrer a esses leitos, uma vez que não dispõe de plano de saúde complementar ou prefere a esse atendimento ao prestado pelo privado.

O sistema de saúde do Estado do Amazonas está concentrado na capital, onde conta com as maiores e mais bem equipadas unidades hospitalares para média e alta complexidade. Como consequência disso, o deslocamento de pacientes para Manaus é intenso e colabora para uma concentração de serviços maiores em unidades específicas referenciadas em determinadas especialidades, incluindo as UTIs.

Roberto Brasil