Cabo Maciel relata dificuldades enfrentadas por PMs no interior

By -

Dep. Cabo Maciel

Em seu pronunciamento durante a Sessão Plenária realizada na terça-feira (23), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Cabo Maciel (PR) falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos policiais militares (PMs) para exercerem suas funções nos municípios do interior do Estado, especialmente nas cidades de Canutama (a 619 km de Manaus), Lábrea (a 702 km), Humaitá (a 590 km), Pauiní (a 923 km), Tapauá (a 449 km), Boca do Acre (a 1.028 km) e Itamarati (a 985 km). Por isso pediu celeridade ao governador interino, David Almeida (PSD), na execução de ações no setor da Segurança Pública.

O parlamentar revelou que tem recebido fotos e vídeos relatando desde a falta de gasolina para as viaturas até o fornecimento de armamento para os policiais lotados naquelas cidades. Cabo Maciel disse que as dificuldades já começam no acesso aos municípios, já que as chuvas do inverno pioraram o acesso a estradas e ramais das áreas rurais. “Não temos viaturas apropriadas, com tração, para efetuar diligências”, apontou Maciel. Em relação ao fornecimento de combustível para as viaturas já disponíveis, Cabo Maciel disse que foi informado de que é comum que os veículos circulem apenas “na reserva”, e por isso, os policiais precisam parar muito tempo em um lugar, prejudicando as rondas pelas ruas.

O número reduzido de PMs nas cidades também foi relatado pelo deputado, que informou existir municípios com apenas 4 policiais militares, o que impossibilitaria o cumprimento correto da escala de serviço desses profissionais. “Eles se obrigam a tirar 24h de serviço, para conseguir atender a população”, disse.

Além desses problemas, existe ainda a falta de armamento, de lanchas e equipamentos de segurança para o combate à criminalidade, conforme as informações repassadas ao parlamentar. “Esses municípios estão gritando por socorro”, afirmou, pedindo que o governador interino David Almeida, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), realize ações que proporcionem à população melhor atendimento e aos policiais condições de trabalho.

Roberto Brasil