Brigadistas de Figueiredo recebem selo da FVS

By -

brigadistas-selo-fvs-blogdafloresta 01Da Redação – O município de Presidente Figueiredo, distante a 107 km de Manaus, foi reconhecido pela Fundação em Vigilância em Saúde, como referência no combate ao mosquito Aedes aegypti.
Pelo o empenho, os brigadistas da Terra das Cachoeiras receberam um selo em reconhecimento ao trabalho que está sendo realizado na região no combate ao mosquito transmissor de doenças.

brigadistas-selo-fvs-blogdafloresta 02Diariamente os profissionais da endemia de Figueiredo, fazem os trabalhos de monitoramento das áreas que apresentam focos do mosquito. Desde quando foram montada as equipes de brigadistas, os agentes e voluntários vem ajudando nessa ação de caça aos focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Com o mapeamento realizado pelos profissionais de endemias, várias equipes de brigadistas realizam ações de conscientização da população distribuindo panfletos e incentivando todos a fazer limpezas de áreas, tanto na zona urbana quanto às áreas da zona rural.

brigadistas-selo-fvs-blogdafloresta 03A solenidade foi realizada no auditório do IFAM – Campus Presidente Figueiredo, e, contou com a presença do Secretário de Governo Altamir Barroso, secretaria de Saúde Marivone Barroso, secretaria de Assistência Social Thalyta Gonella e representantes de vários órgãos estaduais, entre outras autoridades.

brigadistas-selo-fvs-blogdafloresta 04“Com as equipes de brigadistas montadas, resolvemos ir pra rua e chamar a atenção da população para o monitoramento da limpeza do seu quintal, os plásticos, garrafas e latas que estão no terreno. E isso vem dando certo, os moradores atenderam os chamados e estão colaborando para que os focos de mosquitos não se espalhem. Com as equipes de brigadistas nas ruas de Figueiredo, as residências são inspecionadas junto com os moradores e notamos que, como agora alcançamos 50% dos imóveis inspecionados, isso mostra que o trabalho vem dando certo”, comentou a secretaria de Saúde Marivone.

brigadistas-selo-fvs-blogdafloresta 05O estudante do 9º ano da Escola Estadual Maria Calderaro, desde que soube da possível relação do mosquito com a  zika vem adotando medidas junto com a sua família para se protegerem. “Desde quando eu ouvi a palestra que o mal que um mosquito pode fazer com a pessoa, eu e meus pais ficamos em alerta, procuramos deixar o quintal limpo, e nada de copos ou descartáveis jogado no quintal. Agora estamos sempre nos prevenindo”, disse Felipe.

brigadistas-selo-fvs-blogdafloresta 06Cada equipe de brigadistas que vem se empenhando no projeto recebe o selo das mãos da subgerente de hematologia do departamento ambiental da Fundação em Vigilância em Saúde Érica Chagas. O selo representa os esforços coletivos no combate ao mosquito Aedes aegypti e em defesa da vida.
O mosquito não é brincadeira, ele mata mesmo! E a responsabilidade do combate é de todos. Junte-se a nós e seja mais um combatente na brigada. Todos contra o mosquito! É o lema, hoje, em Figueiredo./// (David Almeida com informações Asscom PMPF – Fotos: Chiquinho Carioca)

Roberto Brasil