Brigada de incêndio combate queimadas na Terra das Cachoeiras

By -

FIGUEIREDO-QUEIMADAS-BLOGDAFLORESTA-1Da Redação – As queimadas na Terra das Cachoeiras estão dando trabalho a Brigada de Incêndio da Guarda Municipal. Só nos últimos trinta dias foram registrados 92 focos das mesmas, o perigo de incêndio é eminente, porque o verão tá brabo, as chuvas na região estão escassas e a visão de um céu de brigadeiro está embaçada pelo o tom cinza.

Só nos últimos 30 dias, a Brigada de incêndio da Guarda Municipal de Presidente Figueiredo, já registrou 92 focos de fogo na Terra das Cachoeiras.

FIGUEIREDO-QUEIMADAS-BLOGDAFLORESTA-3O comando da Guarda, já registrou o dobro do número de queimadas registradas no mesmo período do ano passado. E uma das principais causas do aumento, no número de focos de incêndio é o forte verão que assola a nossa região, e a falta de chuva que tem deixado seco as áreas, abrindo caminho para que as queimadas se alastrem.

Pra esses momentos existem em Figueiredo a Brigada de Incêndio que está sendo muito importante, pois estão trabalhando com afinco para atender os chamados da população e combater os focos de incêndios no município.

FIGUEIREDO-QUEIMADAS-BLOGDAFLORESTA-5As principais queimadas estão acontecendo em derrubadas de áreas para plantação ou outros fins, e na vegetação seca, a brigada de incêndio é chamada todos os dias no intuito de apagar focos desses incêndios que são registrados, principalmente, ao longo das margens da estrada de Balbina e em outras áreas de comunidades rurais.

Esses incêndios também são causados pela irresponsabilidade de pessoas que não tem o mínimo de compromisso com o lugar onde vivem, o comandante da Guarda, Esli Tolentino, fala sobre o problema: “A principal causa disso são os motoristas ou passageiros que, após utilizarem o cigarro, jogam nas margens da estrada e também os moradores que queimam o lixo do seu quintal. Nós estamos em um período de mato seco, muito calor, isso tudo favorece o início e a propagação dos incêndios”, afirma o Comandante.

FIGUEIREDO-QUEIMADAS-BLOGDAFLORESTA-4No início da tarde desta terça-feira (6) mais um incêndio foi controlado pela brigada, devido um poste que quebrou na fazenda Santa Cláudia, onde curto circuito iniciou o incêndio, causando um enorme prejuízo à população, mais uma vez a fonte de água que abastece a cidade foi atingida. Desde as 11 horas os moradores da cidade ficaram sem água nas suas torneiras.

FIGUEIREDO-QUEIMADAS-BLOGDAFLORESTA-2O Poder publico faz a sua parte, mas o povo precisa se conscientizar que o dever é de todos, portanto, se todos fizerem sua parte amenizamos o problema. (David Almeida – Fotos: Chiquinho Carioca)

Roberto Brasil