Brasileiro Wendell Lira vence prêmio de gol mais bonito do ano da Fifa

By -
O brasileiro Wendell Lira levou o prêmio após escolha feita por 1,6 milhão de votos populares via internet

O brasileiro Wendell Lira levou o prêmio após escolha feita por 1,6 milhão de votos populares via internet

O atacante Wendell Lira, 27, superou o astro Lionel Messi, do Barcelona, e o italiano Alessandro Florenzi, da Roma, e venceu o prêmio Puskás, entregue pela Fifa ao autor do gol mais bonito da temporada.

O brasileiro teve 46,7% dos votos, contra 33,3% de Messi e 7,1% de Florenzi.

O nome do troféu homenageia o lendário jogador húngaro Ferenc Puskás, morto em 2009 aos 79 anos. A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (11) em Zurique, na Suíça.

Ele subiu ao palco chorando e disse que se sentia honrado de estar na companhia de seus ídolos no futebol. Lira ainda comparou a sua vitória a um duelo de Davi contra Golias.

“Quando Golias apareceu, todos diziam: ‘ele é muito grande, não tem como ganhar’. Mas quando olhou para Golias, Davi disse: ‘ele é muito grande, não tem como errar'”, disse, agradecendo ainda a sua esposa, que estava presente, e sua filha, que está no Brasil.

Marcado em março de 2015, o tento vencedor aconteceu em partida entre Goianésia e Atlético-GO, pelo Campeonato Goiano. Em ação pelo primeiro clube, Lira recebeu um passe alto na entrada da área e, de costas para o gol, emendou um voleio para fazer o gol.

A indicação já havia mudado a vida de Lira. Desempregado quando os nomes indicados ao gol mais bonito foram anunciados, em novembro, ele contou que chegou a receber pelo menos oito propostas de emprego. Fechou com o Vila Nova, que disputa a Série B do Brasileiro, pela infraestrutura e projeto apresentados. *Folhapress

 

Roberto Brasil