Brasil vence Paraguai e garante vaga para a Copa

By -

Pode-se destacar que o Brasil fez 3 a 0 no Paraguai com sobras, que Neymar fez um golaço, que a seleção de Tite segue evoluindo e joga o melhor futebol do mundo no momento. Mas aconteceu aos 40 minutos do segundo tempo o momento mais significativo do jogo. O gol de Marcelo, o terceiro, é uma espécie de apologia do jeito brasileiro de jogar. Arte e passe, envolvimento, talento e coletividade, sempre a caminho do gol. Cinco jogadores envolvidos no lance, tocando a bola como se lembrassem ao mundo: “Assim jogamos futebol”.

Com 33 pontos, a seleção lidera com sobras as eliminatórias e já está garantido na Copa do Mundo da Rússia de 2018. Beneficiado pela vitória de virada do Peru sobre o Uruguai, por 2 a 1 (gols de Guerrero e Flores), em casa, o Brasil garantiu a vaga ao Mundial, com quatro rodadas de antecipação.

Foi durante a entrevista coletiva, após o jogo com o Paraguai, que Tite foi informado de que o Brasil estava classificado para a Copa. Levantou-se da cadeira, sorriu e ergueu as duas mãos para o céu. “Obrigado, pai do céu”, disse.

Em seguida, caminhou em direção à esposa, Rose, e à filha. Abraçou as duas e, a esta altura, tinha os olhos vermelhos, visivelmente emocionado.

A seleção anda funcionando melhor dentro de campo do que fora dele. Enquanto o time vai encontrando boas soluções, a arquibancada insistiu ontem no grito de “bicha” a cada tiro de meta do goleiro rival, o que já rendeu punições ao Brasil nessas eliminatórias. Teme-se que as multas possam virar sanções mais graves. Já a politica de preços da CBF produziu a chamativa renda de R$ 12 milhões. Pode ser bom para as estatísticas e cofres da entidade, difícil é crer que o ingresso médio de R$ 277 seja adequado à cultura do futebol no país. Havia poucos lugares vazios.

AGÊNCIA O GLOBO

Roberto Brasil