Brasil tem férias longas demais? Não é bem assim

By -

feriasO Ministério do Trabalho publicou no último domingo um vídeo no Facebook comparando o tempo de férias em onze países do mundo. Nele, o Brasil aparece como o local em que os trabalhadores teriam direito ao maior período de descanso anual, superando países desenvolvidos como Suécia, França, Estados Unidos e Japão. Ocorre que a comparação, que despertou críticas de internautas, contava com dados incorretos e ignorou diferenças nas leis trabalhistas.

No caso do Brasil, o erro estava em comparar dias corridos previstos na lei com dias úteis, das regras de outros países. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê 30 dias corridos. Para efeito de comparação, um estudo sobre condições de trabalho feito pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), órgão ligado à ONU, considera que seriam 21 dias úteis.

grafico-ferias-paisesSegundo essa metodologia, o período determinado na regra de 145 países são convertidos em dias úteis. Assim, o Brasil ficaria atrás de França e Suécia (25 dias cada), e empataria com a Arábia Saudita no terceiro lugar da lista do Ministério do Trabalho. O estudo da OIT considera os Estados Unidos como um país sem regra definida em nível nacional para tempo mínimo de férias. O levantamento mais atual da OIT é de 2012.

Roberto Brasil