Bombeiros iniciam plano de prevenção para o 52º Festival Folclórico de Parintins

By -

Nesta terça-feira, dia 27 de junho, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) deu início ao plano de prevenção para a Operação Parintins 2017, que inclui vistorias, prevenções e combate a incêndios. Mais de 1 mil servidores civis e militares participarão do Plano Integrado de Segurança para a Operação Parintins 2017, sendo que 700 deles são servidores de órgãos estaduais de Segurança, entre policiais civis e militares, bombeiros e agentes da Defesa Civil.

“Nós enviamos 115 bombeiros militares e agentes de Defesa Civil, para reforçar o serviço ordinário de bombeiro urbano, já desempenhado pela 3ª Companhia de Bombeiros Militar do município de Parintins e assim garantir a segurança dos visitantes”, enfatizou o comandante-geral do CBMAM, coronel Fernando Pires Júnior.

Além do efetivo, a corporação disponibilizou 22 viaturas, embarcações e equipamentos de combate a incêndio, salvamento aquático, terrestre e em altura.

Vistorias – Só neste período que antecede o festival, 12 vistorias foram realizadas em bares, edificações e parque de diversões. As fiscalizações serão intensificadas nos próximos dias, onde serão analisados os sistemas de combate a incêndio dos estabelecimentos, shows pirotécnicos e documentações, visando garantir a segurança da população local e de turistas.

Aeroporto – No Aeroporto Internacional Júlio Belém, que passou a operar nos últimos dias com aeronaves de grande porte e com maior regularidade, 12 bombeiros e duas viaturas farão a prevenção diária, dando apoio às equipes da Prefeitura.

Prevenções- Na orla da cidade e nos balneários, como o “Canta Galo”, as equipes ficarão de prontidão na prevenção aquática, atuando de forma integrada com a Marinha e a Polícia Militar.

Bumbódromo – Nos três dias de apresentações dos bumbás, os bombeiros terão uma tropa dedicada à prevenção no Bumbódromo. As principais ações serão o atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio, controle de pânico e prevenção contra acidentes. O mesmo deve ocorrer na Festa dos Visitantes, que antecede o festival.

Simulados – Nos dias que antecedem o festival, o CBMAM realizará exercícios simulados de salvamento em altura, atendimento-pré-hospitalar, saídas de emergência e abandono de área no Bumbódromo.

Roberto Brasil