Boi Manaus 2014 terá festa na Arena da Amazônia

By -

arenaamazonia02A tradicional festa que celebra o aniversário da capital amazonense desde 1997, o Boi Manaus, terá um novo conceito este ano. A 18ª edição do evento ocorrerá em três dias – sendo um a cada semana, em outubro – em três diferentes pontos da cidade. O encerramento será na Arena da Amazônia – local que recebeu oito seleções durante a Copa do Mundo, shows nacionais e, agora, será palco para a valorização dos artistas locais. A programação será promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).Mais de 40 artistas estarão na programação montada pela prefeitura para celebrar os 345 anos da cidade. A primeira delas será no dia 11 de outubro, no sambódromo, palco oficial do evento, ao som das toadas de Boi-Bumbá. No dia 18, o evento será na Avenida Itaúba, zona Leste, com apresentações em trios elétricos. No dia 23 de outubro, véspera do aniversário de Manaus, a festa será na Arena da Amazônia.

“Levar o Boi Manaus à Arena é dar oportunidade para que os artistas locais possam se apresentar em um dos palcos mais visados nesse momento. Além disso, queremos fortalecer a tradição do evento e a cultural local, nosso folclore”, declarou o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.

Pela primeira vez, o Boi Manaus receberá os bumbás de Parintins: Garantido e Caprichoso. Desde sua primeira edição, o evento contava apenas com apresentações dos artistas representantes dos bois vermelho e azul, além dos bumbás da capital: Brilhante, Corre Campo e Garanhão.

Segundo Monteiro de Paula, o novo formato do evento foi decidido junto à sociedade civil. “A fundação fez uma proposta e a colocou em discussão em meio aos representantes dos bois-bumbás, que também fazem o evento. O conceito desta edição foi feito de forma colaborativa, com compartilhamento de ideias até chegarmos a uma decisão unânime, visando melhorarias ao evento, de acordo com as necessidades encontradas”, destacou.

 Feirinha do Tururi

A Feira do Tururi, onde há a venda das camisas oficiais do evento, será de 9 a 16 de outubro, a partir das 19h, na área externa da Arena da Amazônia. Além do Boi Manaus, a Manauscult está preparando uma série de atividades artístico-culturais para a celebração do aniversário da cidade. A ideia é oferecer opções de programação em todas as zonas. Confira as datas, locais e horário do Boi Manaus.

Mario Dantas