Blitz fiscaliza 19 agências bancárias

By -
As blitz continuarão ao longo da próxima semana

As blitz continuarão ao longo da próxima semana

Dezenove agências bancárias foram fiscalizadas em três dias por uma equipe da Prefeitura de Manaus. A blitz, que teve início na última quarta-feira, 10, tem o intuito de fiscalizar o cumprimento da Lei Municipal 167/2005, conhecida popularmente como “Lei das Filas”.

Membros da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor – Procon Manaus fiscalizaram agências das zonas Oeste, Centro-Oeste, Leste e Norte. Destas, apenas nove estavam regulares, cinco estavam descumprindo a Lei das Filas e três não dispunham de telefone ao público para reclamações e/ou estavam sem emitir senha e quatro estavam descumprindo a Lei Federal 12.291/2010, a qual estabelece a obrigatoriedade de ter um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para o público.  

blitz-bancos-proco-manaus-02“Estamos trabalhando em cima do desejo da população de ver o cumprimento da Lei das Filas. As blitz continuarão ao longo da próxima semana e percorreremos todas as zonas de Manaus”, explica o Ouvidor do Município, Alessandro Cohen.

blitz-bancos-proco-manaus-03A Lei das Filas regulamenta o tempo máximo de espera em fila de 15 minutos, em dias normais; 20 minutos, em vésperas e após feriados prolongados e 25 minutos em dias de pagamento de funcionários públicos, bem como pagamento de programas sociais.

Para denúncias, o telefone disponível é o 0800 092 0111.

Roberto Brasil