Blitz educativa orienta sobre restrição de veículos pesados

By -
Os folhetos distribuídos informam sobre os horários de restrição em relação ao tamanho dos caminhões

Os folhetos distribuídos informam sobre os horários de restrição em relação ao tamanho dos caminhões

A Prefeitura de Manaus começou uma blitz educativa na manhã desta quarta-feira, 08, para orientar condutores sobre a restrição de circulação para veículos pesados. A abordagem é realizada por agentes e educadores do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

A orientação começou na Avenida Mario Ypiranga Monteiro e será realizada também nas avenidas Maceió e Umberto Calderado. Os folhetos distribuídos informam sobre os horários de restrição em relação ao tamanho dos caminhões e dá dicas para que os condutores programem horários de movimentação de carga, de acordo com a legislação.

BLITZ-EDUCATIVA-MANAUSTRANS-4A fase de informação sobre as novas regras será encerrada no dia 19 de julho, domingo. No dia 20, o Manaustrans dará início à fiscalização, com a aplicação de multas para quem descumprir as novas regras.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em veículos com dimensões ou cargas superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização é infração grave, equivalente a cinco pontos na Carteira de Habilitação, com multa no valor de R$ 127,69 e retenção do veículo.

BLITZ-EDUCATIVA-MANAUSTRANS-2RESTRIÇÃO

As medidas para disciplinar a circulação dos veículos pesados começaram a ser implantadas pela Prefeitura de Manaus desde 2013, com a criação da Zona Máxima de Restrição de Circulação em trechos de 11 ruas do Centro. A restrição também foi implantada nas Avenidas Constantino Nery e Djalma Batista. A fiscalização do Manaustrans tem sido constante também na Avenida Efigênio Sales, com a presença de agentes para coibir a circulação de caminhões na faixa esquerda da via.

Roberto Brasil