Bi Garcia aguarda notificação da Câmara de Parintins sobre contas reprovadas no TCE

By -

bi-garcia-charge-jr-limaO deputado estadual Frank Luiz da Cunha Garcia (PSDB) em contato com o site informou ainda não haver recebido nenhum ofício de notificação da Câmara Municipal de Parintins relacionada a prestação de contas referente ao exercício de 2008, quando estava como prefeito na cidade de Parintins.

No dia 15 de abril de 2015 o  Tribunal de Contas do Estado do Amazonas – TCE – através da DCAMI – Diretoria de Controle Externo da Administração dos Municípios Interior recomendou por meio de parecer que os vereadores de Parintins desaprovem as contas do ex-prefeito no processo nº 2349/2009. “Ainda não recebi nenhuma notificação sobre esse tema. Por isso, não posso me manifestar”, comentou o deputado.

"Nós não estamos a venda. Não somos mercadoria", disse o vereador Maildson Fonseca

Nós não estamos a venda. Não somos mercadoria”, disse o vereador Maildson Fonseca

Indagado de uma informação de que o TCE, através do presidente Josué Filho, teria recebido documento da defesa do deputado para pedir o processo já enviado ao Poder Legislativo da Ilha, para que retorne ao Tribunal de Contas, Bi Garcia não confirmou. Mas, adiantou que nesta quarta-feira vai analisar junto com os advogados a possibilidade.

Mais de um milhão e apartamentos para negociar com os vereadores 

Enquanto o processo de julgamento não entra na pauta em plenário na Câmara, os 11 vereadores da Ilha estão de “olho” nos movimentos de bastidores. Quatro parlamentares ligados ao ministro Eduardo Braga seguiram viagem a Manaus e no retorno pretendem anunciar como devem proceder para se posicionar sobre as contas de Bi Garcia. Esses parlamentares anunciaram nas redes sociais estarem dialogando com o vereador Gelson Moraes (PROS) para que o mesmo ingresse no grupo.

No parlamento municipal não houve sessão na terça-feira e o fato sobre as contas do agora deputado estadual ganhou várias versões nas ruas, comércios e redes sociais. Uma delas é que até um milhão de reais estaria no meio do jogo de bastidores.

" Tenho certeza que cada vereador aqui que foi escolhido pelo povo de Parintins com muita sabedoria vai dar o seu voto, o seu veredito", frisou o vereador Carlos Augusto

” Tenho certeza que cada vereador aqui que foi escolhido pelo povo de Parintins com muita sabedoria vai dar o seu voto, o seu veredito”, frisou o vereador Carlos Augusto

Da Redação – Indignado o vereador Maildson Fonseca (PSDB) teve ataque de histeria durante a sessão de segunda-feira em decorrência de informações em que o deputado Bi Garcia estaria disposto a negociar no valor de 250 mil reais para o vereadores. Segundo Fonseca, não estão à venda. “Essa Casa foi chamada de corrupta por dois radialistas que querem chamar a atenção do povo, dizendo que cada vereador vai receber 250 mil reais para votar a favor da prestação de contas do ex-prefeito Bi Garcia. Isso é desrespeitar essa Casa. Eu vou pedir postura da mesa diretora para acessar a assessoria jurídica para que esse rapaz prove o que ele está falando. Quer fazer mídia para puxar saco para quem paga seu salário, faça de forma correta. E não fique denegrindo a imagem de pessoas que estão aqui e que o povo escolheu porque confia. Eu tenho mãos limpas e cara limpa diante da sociedade. Defendo meus amigos porque sei da postura de cada um. Nós não estamos a venda. Não somos mercadoria. Respeite esse parlamento!”, disparou Fonseca.

O vereador Carlos Augusto das Neves (PSD) acredita que os parlamentares vão agir com imparcialidade e que cada vereador representa um segmento da população. Por isso, darão o veredito após analisar os fatos.  “O pessoal do próprio deputado Bi Garcia anda espalhando pelos quatro cantos da cidade de Parintins que se ele não perdeu para o desembargadores do TCE, ele vai perder para os vereadores de Parintins?. Então, os próprios assessores de Bi Garcia criam essas especulações. “Estão especulando que cada vereador vai ganhar 250 a 300 mil reais para aprovar uma conta reprovada pelo Tribunal. E o Tribunal reprovou por unanimidade. E esta Casa estão dizendo que vai ganhar dinheiro. O pessoal do ex-prefeito está dizendo que ‘se ele não perdeu para os desembargadores, ele vai perder para vereador de Parintins?’ É isso que eles andam falando na cidade. A mala de dinheiro está ai para quem quiser. Está feita a proposta, é o que eles dizem. Tenho certeza que cada vereador aqui que foi escolhido pelo povo de Parintins com muita sabedoria vai dar o seu voto, o seu veredito”, evidenciou Carlos Augusto.

"Quem gosta de pressão é panela”, disse o vereador Cabeça

“Quem gosta de pressão é panela”, disse o vereador Cabeça

O vereador Rai Cardoso o Cabeça do PMDB, também na tribuna, disse ir no mesmo direcionamento de Carlos Augusto, pois pessoas ligadas ao deputado estadual disseminam até que os parlamentares terão apartamentos caso votem a favor de Bi Garcia. “Isso não é verdade, pois aqui na Câmara de Parintins, peço até desculpas, mas aqui não tem nenhum puto ou puta para se vender e quem gosta de pressão é panela”, comentou.

Após os tramites das Comissões Permanentes as contas do ex-prefeito Bi Garcia precisam de 8 votos para serem aprovadas ou rejeitadas. Com uma possível desaprovação, o deputado entra na lista dos fichas sujas e fica impedido de disputar as eleições em 2016. (Texto: Hudson Lima – Charge: Júnior Lima – Fotos: CMP)

Roberto Brasil