Belarmino Lins propõe Sessão Especial para o Comando Ambiental do Estado

By -
Dep. Belarmino Lins

Dep. Belarmino Lins

Atendendo a propositura do deputado estadual Belarmino Lins (PROS), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizará, em data a ser definida, uma Sessão Especial de homenagem ao Comando de Policiamento Ambiental (CPAMB), antigo Grupamento Especial de Polícia Ambiental (GEPA), criado em 6 de outubro de 2004 e extinto em 2005.

De acordo com Belarmino, o CPAMB foi criado pela Lei Delegada nº 88, de 18 de maio de 2007, dentro da estrutura organizacional da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PM-AM), tendo iniciado suas atividades operacionais no dia 1º de junho de 2008 com duas companhias, uma terrestre e outra fluvial.

O CPAMB, segundo o parlamentar, atende a demanda de policiamento ostensivo, direcionado às atividades ambientais. “Trata-se de um policiamento exclusivo para a fiscalização e aplicação da legislação ambiental brasileira, cuidando da defesa do meio ambiente no Amazonas”, explica ele.

Conforme o deputado, o CPAMB, comandado pelo tenente-coronel Roberto Oliveira de Araujo, é um órgão da mais alta relevância para o Estado na questão ambiental, atuando em perfeita sintonia com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), com atuação preventiva e repressiva em todo o Estado sob a responsabilidade do major Renato Schmitz Bezerra.

Roberto Brasil