Belão pede fim de licitações para o transporte escolar no interior

By -

Em Moção de Apelo encaminhada, nesta quinta-feira (31), ao governador interino David Almeida (PSD), o deputado estadual Belarmino Lins (Pros)  pediu o fim dos processos licitatórios referentes aos convênios firmados entre o Estado e os Municípios sobre o transporte escolar dos alunos das redes de ensino público no interior do Amazonas.

“Como é do conhecimento público, até um determinado período o Governo do Estado realizava, diretamente, convênios com as administrações municipais visando o gerenciamento do transporte escolar dos estudantes situados nas regiões rurais do Amazonas, mas já há muito tempo encerrou-se essa prática com as prefeituras e se estabeleceram procedimentos licitatórios. É imperioso reconhecer que tais procedimentos não corresponderam às demandas das comunidades estudantis das regiões rurais do Estado”, disse Belão.

De acordo com o parlamentar, a mudança gerou o caos com relação ao transporte escolar no interior, onde empresas operam sem as mínimas condições para transportar os estudantes rurais, resultando em protestos da população. “Dessa forma, apelamos ao governador David Almeida para que faça retornar o status quo do passado, devolvendo aos gestores municipais a prerrogativa de administrarem o transporte escolar das redes de ensino público do interior do Amazonas”, salientou o segundo vice-presidente da Aleam, defendendo o retorno do sistema antigo.

Roberto Brasil