“Barco Todos pela Vida vai levar não só serviços, mas dignidade aos ribeirinhos”, afirma Francisco Souza

By -

Dep. Francisco Souza

O deputado Francisco Souza (PTN), participou na quarta-feira (15), da inauguração do barco Todos pela Vida. A cerimônia aconteceu no Juruá Estaleiros e Navegação, localizado em Iranduba (estrada do Brito, km 1, Cacau Pirêra), e contou com a participação de várias autoridades, dentre elas o governador do Amazonas, José Melo (PROS).

A ação inicia as atividades do Programa de Atendimento Itinerante (PAI), e tem a missão de levar, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), mais de 30 serviços à população do interior do Estado. Emissão de documentos, atendimentos previdenciários e de saúde, assistência social, cultura e ações de cumprimento da agenda Criança Amazônia, para efetivar políticas públicas que beneficiam crianças e adolescentes e suas famílias, fazem parte do pacote de serviços oferecidos. Na área de saúde, o barco assegura atendimento médico, odontológico, oftalmológico, exames laboratoriais, ultrassonografia, preventivo e a disponibilização de remédios.

A embarcação foi reformada com recursos do Fundo de Promoção Social (FPS), e tem capacidade para atender até 1500 pessoas por dia. O barco irá viajar em direção à Calha do Juruá onde passará 100 dias atendendo sete municípios e 23 comunidades rurais. A primeira ação será em Envira (a 1,208 km de Manaus).

Para Francisco Souza, o barco Todos pela Vida vai levar não só serviços, mas dignidade aos ribeirinhos. “Hoje o interior do Amazonas ganha um forte aliado na luta contra as dificuldades para se tirar um RG ou receber um atendimento odontológico. Com a chegada dessa embarcação, os ribeirinhos isolados pelas dificuldades geográficas receberam auxilio tanto nas áreas de saúde quanto na prestação de serviços. Isso é dignidade para o nosso povo!”, disse.

De acordo com a programação da Sejusc, o barco chegará a Envira no dia 27 de março. No município, os serviços serão levados para as comunidades Três Bocas e Sobral. Depois, a embarcação segue para Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Itamarati, Carauari e Juruá. O roteiro de atendimento na calha do Juruá acontece até o mês de julho.

Roberto Brasil