Bandas e blocos de rua dão início ao Carnaval de Manaus

By -

blocos-de-rua-manaus-02O Carnaval já começou em Manaus com a realização de bandas e blocos de ruas, iniciadas neste sábado. A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), está apoiando 116 bandas e blocos neste Carnaval, conforme a portaria 126/2014. O apoio é concedido com o repasse de itens como palco, sonorização, iluminação, banheiros químicos e telão. Cada banda recebe três desses itens e os  critérios para concessão do apoio foram avaliados de acordo com o histórico do evento, participação popular e proposta enviada.

O diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, explicou que a Prefeitura oferece a estrutura para manter viva a tradição e cultura dos festejos momescos na cidade. “O Carnaval é uma festa esperada por muitos brincantes e é tradicional em todo o País. Por isso, damos o apoio necessário para que a população possa se divertir com responsabilidade”, comentou.

Uma das festas que agitou o centro da cidade foi a 11ª edição da Banda do Jangadeiro, realizada na rua Marques de Santa Cruz. “A qualidade do apoio da prefeitura foi 100%, principalmente por contribuir com o carnaval de rua. São 10 anos realizando a nossa banda e a preocupação era transformar essa área em ponto de música para que as pessoas venham pra cá se divertir no seu ponto de trabalho”, explicou o organizador da festa, Mariolino Brito.

blocos-de-rua-manaus-01Entre os presentes, trabalhadores do Centro, pessoas de bairros próximos e até mesmo de outros estados. “Sou de Roraima e estou passando o carnaval pela primeira vez em Manaus. E pense num carnaval gostoso”, disse o aposentado Isaac da Silva, enquanto dançava com uma latinha na mão.

Outra festa de rua que animou o sábado, 31 de janeiro, foi a Banda do Barriga, realizada na rua Coronel Salgado, no bairro da Aparecida. O festejo, que nesta quarta edição recebe o apoio da prefeitura, traz no nome o apelido que o comerciante Washington Viana carrega desde criança. “Esse é um evento que resgata aquela tradição do carnaval de rua. E o apoio da prefeitura é muito importante, com uma exigência que, no meu ponto de vista, ajuda a organizar as bandas e a divertir o público.”, disse o presidente da Confraria do Barriga.

Um dos amigos do Barriga, Francisco de Castro, contou que desde 2008, a existe a confraria. “Nas três primeiras edições a gente precisava se firmar como banda e agora já somos do circuito cultural carnavalesco. Isso pra nós é muita alegria. Depois de um ano difícil, a gente reiniciar espairecendo, se divertindo e vivendo que é o mais importante. A gente precisa viver com alegria.”, disse.

Além da Manauscult, todos os eventos devem contar com a autorização da Polícia Militar do Amazonas, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) e Conselho Tutelar.

Roberto Brasil