Bancários entram em greve a partir de hoje

By -
A greve começa hoje por tempo indeterminado

A greve começa hoje por tempo indeterminado

Da Redação – O Sindicato dos Bancários do Amazonas (SEEB-AM) informa que a categoria entra em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (30), decisão seguida por 20 outros Estados e Distrito Federal. No Amazonas, 3.700 bancários irão cruzar os braços.

A decisão pela paralisação foi tomada em assembleia geral realizada em todos Estados, onde foi recusada a proposta de reajuste salarial apresentada pelos bancos de 7,35% para salários e demais verbas, sendo 0,94% de aumento real, descontando a inflação.

Os bancários estão pedindo reajuste salarial de 12,5%, além da contratação de mais bancários e melhoria na segurança nas agências, entre outros.

Opções no período de greve

Agências
Ainda não se sabe quantas vão paralisar as atividades. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) recomenda o uso dos canais alternativos para a realização das transações financeiras, como caixas eletrônicos, internet banking, banco por telefone, correspondente e transferências eletrônicas de recursos via DOC ou TED.

Mobile banking
É preciso baixar o aplicativo da instituição no celular ou no tablet, a partir do site do banco ou de lojas virtuais. O serviço disponível varia conforme o banco e o relacionamento com o cliente, mas, em geral, permite pagar contas, consultar saldos, extratos e contas de investimentos e pagar títulos (boletos) via débito direto autorizado.

Por telefone
Os serviços de atendimento telefônico dos bancos não devem ser afetados pela paralisação. Pelo telefone, o cliente pode consultar saldo e fatura do cartão de crédito e pagar contas essenciais (água, luz, telefone e gás), imposto e taxas.

Saque nos caixas eletrônicos
Não há previsão de aumento do limite diário para saques por conta da paralisação. Os saques noturnos são limitados a R$ 300 nos caixas eletrônicos dentro das agências. O valor para retirada durante o dia varia por instituição financeira.

Internet banking
Pela internet, os clientes podem fazer consultas de saldo, extratos e investimentos, pagamentos de contas em geral, transferências de recursos (DOC e TED), solicitação de talão de cheques, pedido de empréstimos e recarga de celular.

Correspondentes
Estão espalhados por todo o país em supermercados, casas lotéricas e Correios. As casas lotéricas, por exemplo, funcionam durante o horário comercial.

Salários e benefícios
Caso a agência do cliente esteja fechada, pode se dirigir a casas lotéricas e Correios. O ideal é o correntista verificar no site do seu banco o endereço dos correspondentes credenciados, assim como os serviços habilitados. Nas casas lotéricas, por exemplo, é possível sacar dinheiro e benefícios, como o Bolsa Família, INSS, FGTS, seguro-desemprego e PIS. (Roberto Brasil)

Roberto Brasil