Bancários do Amazonas entram em greve a partir de amanhã (6)

By -

bancarios-am-greveEm assembleia realizada no início da noite da última Sexta-Feira, dia 03, a categoria decidiu pela greve por tempo indeterminado.

A decisão por maioria da categoria foi pela greve que começa amanhã,  terça-feira, dia 06 de setembro. A assembleia foi realizada na sede do Sindicato localizada na rua Leonardo Malchêr no Centro de Manaus, contou com a presença de bancários públicos e privados e a votação foi pela aceitação ou não da proposta dos Banqueiros, com reajuste de 6,5% e mais um abono de R$ 3.000,00 (Três mil Reais). Já a proposta dos bancários em todo Brasil foi de reposição da inflação nos últimos 12 meses que foi 9,75% e mais ganho real de 5%, o dissídio coletivo e a data base de reajuste, é 01 de setembro.

Segundo o Presidente do Sindicato dos Bancários no Amazonas, Nindberg Barbosa dos Santos, a partir de terça são esperados pelos 30% de adesão ao movimento grevista e além de Manaus, outras cidades do interior do estado vão também entrar em greve.

Ainda de acordo com o Berg, “a greve é por tempo indeterminado e que a população infelizmente será a maior prejudicada” ele salientou que ” é inadmissível que os Banqueiros tenham lucros bilionários e não querem sequer repassar pelo menos o percentual da inflação como reajuste”.

O sindicato lembrou que somente no último mês de agosto, foram demitidos 131 bancários e destes, apenas 14 foram por justa causa. Outros fatores preocupantes são a falta de segurança, com várias agências em Manaus sem porta giratória, o assédio moral com cumprimentos de metas abusivas e não contratação de mais funcionários. Para Berg, ” infelizmente quem vem pagando o pato com essas políticas dos Banqueiros, é a população que perde muito tempo numa agência”.

Roberto Brasil