Bancada do Amazonas se reúne para discutir a reforma tributária no Congresso

By -

bancada

A bancada do Amazonas no Congresso Nacional se reuniu, na tarde desta quarta (10), em Brasília, para discutir sobre as propostas de reforma tributária que estão em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Participaram também técnicos da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), representantes de entidades empresariais como o Centro de Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam) e a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), além do próprio secretário da Sefaz, Afonso Lobo, e do secretário da Seplancti (Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Thomaz Nogueira.

A principal preocupação dos parlamentares do Amazonas foi sobre alternativas para preservar vantagens comparativas ao Estado em busca de um fim para a guerra fiscal. “O saldo da reunião foi muito bom. Os técnicos das secretarias esclareceram pontos que causavam preocupação aos segmentos produtivos”, afirmou o Senador Omar Aziz (PSD-AM), coordenador da bancada do Estado no Congresso.

Discussões sobre as alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), tributação para o setor de informática e medidas pelo fortalecimento da Zona Franca de Manaus também foram tratadas na reunião desta quarta. “A bancada está coesa e com uma posição firme, com argumentos e informações para defender as propostas que beneficiem o Amazonas nas discussões”, completou Omar Aziz, que também atua como líder do PSD no Senado.

Mario Dantas