Bancada do Amazonas pede ajuda ao Governo Federal para as enchentes

By -
O ministro afirmou que pretende visitar o Amazonas

O ministro Gilberto Magalhães afirmou que pretende visitar o Amazonas

O deputado federal e presidente nacional do PR, Alfredo Nascimento (PR-AM), e a bancada parlamentar do Amazonas reuniram na manhã desta quinta-feira (26/2) com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, e com o secretário nacional de Defesa Civil, general Adriano Ferreira. Eles foram reivindicar medidas emergenciais do Governo Federal para minimizar o sofrimento doa amazonenses com as cheias dos rios.

Seis municípios já decretaram situação de emergência, são eles: Canutama, Envira, Eirunepé, Itamarati, Guajará e Ipixuna. O município de Boca do Acre está em estado de alerta.

O ministro afirmou que pretende visitar o Amazonas, em especial a área mais atingida, bem como liberar recursos para todos aqueles que declararam situação de calamidade. O apoio Federal pretende doar madeira para produção de pontes, colchões, remédios, água potável, alimentos e ajuda remuneratória para minimizar o sofrimento das quase 10 mil famílias atingidas.

“Vamos dar celeridade nas respostas aos municípios que estão decretando calamidade e urgência. A Defesa Civil já está a postos para atender as demandas. No entanto, é preciso que o município ou o Estado do Amazonas nos informe oficialmente a situação. Desta forma, conseguiremos liberar os recursos”, afirmou o Ministro.

O deputado Alfredo Nascimento disse que o governador José Melo será acionado para enviar todas as documentações necessárias para agilizar o processo de liberação dos recursos. Na ocasião, os deputados e senadores também solicitaram que o Governo olhe para as regiões mais isoladas, principalmente as rurais, pois são tão atingidas quanto as áreas urbanas. Plantações são perdidas e muitas famílias prejudicadas. “O Governo federal sempre ajudou o Amazonas com as cheias, que são recorrentes a cada ano. Temos certeza que este ano irá continuar o trabalho. Nossa população sofre muito com as enchentes”, afirmou Alfredo Nascimento.

Na reunião também estiveram presentes os deputados Átila Lins (PSD), Hissa Abraão (PPS), Conceição Sampaio (PP), Silas Câmara (PSD) e Pauderney Avelino (DEM), além dos senadores Omar Aziz, Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Sandra Braga (PMDB).

Roberto Brasil