Avenidas André Araújo e Cosme Ferreira ganharão novas alças de retorno

By -

AF-10-12-2015-ROTATORIA DO COROADO_Alexandre Fonseca (7)

Duas novas alças de retorno serão construídas no Complexo Viário Gilberto Mestrinho, no Coroado, zona Leste. As obras começam nesta segunda-feira, 14, e têm previsão de execução para 45 dias, com entrega até o final de janeiro de 2016. 

AF-10-12-2015-ROTATORIA DO COROADO_Alexandre Fonseca (11)

Com a intervenção, os motoristas que estiverem na Alameda Cosme Ferreira no sentido São José/Coroado terão a opção de retornar em direção ao São José sem precisar entrar na rotatória.

Já os motoristas que estiverem na Avenida André Araújo, no sentido Aleixo/Coroado e desejarem retornar no sentido do bairro Aleixo poderão fazer o retorno no pé do viaduto (passagem de nível), sem circular toda a rotatória.

A medida se espelha nas intervenções feitas nas avenidas Ephigênio Sales e Rodrigo Otávio que receberam duas alças de retorno construídas e entregues pela Prefeitura de Manaus, em outubro deste ano.

AF-10-12-2015-ROTATORIA DO COROADO_Alexandre Fonseca (17)

“O sucesso do que foi realizado na Rodrigo Otávio e no V8 (Ephigênio Sales) nos estimulou a fazermos um novo estudo e foi constatado que havia espaço para essas novas alças. Foi feito o projeto, a topografia e já estamos com as estacas fazendo as marcações” explicou o subsecretário de Serviços Básicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Antônio Peixoto, informando também que a execução da obra compreende a retirada da parte interna, terraplanagem, recomposição de base, asfaltamento e recomposição das calçadas.

Estudo aponta maior fluidez no trânsito

AF-10-12-2015-ROTATORIA DO COROADO_Alexandre Fonseca (31)

Desde a liberação dos retornos, a fluidez na rotatória melhorou em 15%, segundo dados do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). Conforme levantamento feito pelo órgão, antes dos dois primeiros retornos, o fluxo na rotatória era de 12 mil veículos por hora durante o rush, que vai de 6h às 8h e das 17 às 19h.

Com a implantação das alças, o volume de veículos foi reduzido em 15%, o que corresponde a, aproximadamente, 1.800 veículos (hora/pico) a menos em circulação. A expectativa da prefeitura de Manaus é que com as duas novas intervenções, o volume de veículos reduza em mais 8% na rotatória, ou seja, aproximadamente 800 veículos a menos por hora de pico, o que totalizaria aproximadamente 2.600 carros a menos com todas as intervenções.

“São pequenas intervenções que melhoram a fluidez do trânsito, tanto que a expectativa é que haja um desafogamento geral no tráfego de veículos dentro da bola do Coroado, após a conclusão dessas duas novas alças”, ressaltou o diretor presidente do Manaustrans, Eudes Albuquerque, acrescentando que não haverá bloqueios na área durante os trabalhos, já que os serviços serão realizados na madrugada com acompanhamento constante de agentes de trânsito.

Mario Dantas