Autazes recebe jornada de cirurgias do programa Amazonas Saúde Itinerante

By -

amazonas-saude-itinerante1O município de Autazes (distante 118 quilômetro de Manaus) está recebendo desde ontem (19) as ações do programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado. Até domingo (21) estará sendo realizada no município uma jornada de cirurgias gerais e ginecológicas e também a oferta de consultas nas especialidades de cardiologia e ginecologia.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a previsão é de que sejam realizadas em torno de 60 cirurgias e aproximadamente 250 consultas, incluindo as duas especialidades.

Outra importante ação do programa será concluída neste sábado (20), no município de Tabatinga, na região do Alto Solimões. Em parceria com a organização não governamental Smile Train e o apoio da Igreja Presbiteriana de Manaus e do Hospital de Guarnição do Exército, o Amazonas Saúde Itinerante levou ao município uma jornada de cirurgias reparadoras de lábio leporino. A ação teve início da segunda-feira (15) e a previsão de atendimento de 50 pacientes, incluindo indígenas dos Distritos de Saúde Especial Indígena do Vale do Javari e do Alto Solimões.

Entre os pacientes há adultos e crianças. Uma parte deles fez a primeira cirurgia corretiva e ao menos 11 já são pacientes de segunda vez. Além dos indígenas, também estão sendo atendidos pacientes não índios de Tabatinga e de outros municípios vizinhos, como Atalaia do Norte e Benjamim Constant. O atendimento está ocorrendo na Unidade de Pronto Atendimento da rede estadual de Saúde,  com o suporte do Hospital de Guarnição de Tabatinga, que pertence ao Exército.

Neste mês de junho, o Amazonas Saúde Itinerante também já levou atendimento aos municípios de Coari, Juruá e Beruri. Nos primeiros meses do ano o Amazonas Saúde Itinerante realizou 42 ações de atendimento, que alcançaram 30 municípios. Somente as consultas especializadas já ultrapassam o número de 8,1 mil atendimentos. As cirurgias já somam mais de 870 procedimentos.

Roberto Brasil