Augusto Ferraz apela por socorro às crianças cardiopatas do Amazonas

By -
Dep. Augusto Ferraz

Dep. Augusto Ferraz

O deputado Augusto Ferraz (DEM), em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (20), fez um apelo ao Governo do Estado para que reveja o atendimento às crianças cardiopatas. Segundo o parlamentar, desde que o convênio foi desfeito, em março deste ano, aumentou o número de crianças na fila de espera por uma cirurgia.

O convênio entre a Associação de Pais de Crianças Cardiopatas do Estado do Amazonas (APACC/AM) com a Secretaria de Estado da Saúde do Estado (Susam), via Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH), foi firmado em 2007. Inicialmente permitia a realização de 60 cirurgias cardíacas por ano, o que salvou a vida de diversas crianças. “Desde que o mesmo foi desfeito, duas crianças foram a óbito”, lamentou Ferraz.

O deputado disse entender as dificuldades que o Governo do Estado passa por conta da crise econômica, mas diante da complexidade do caso, pede ao governado José Melo (PROS) que dê prioridade às crianças cardiopatas. “Segundo a APACC/AM, 22 crianças estão internadas à espera de cirurgias cardíacas em diversas maternidades e hospitais do Estado do Amazonas”, informou.

Augusto Ferraz, disse que desde 2006 ajuda a entidade que busca tratamento das crianças cardiopatas oferecendo estadia e alimentação para os pais e as crianças vindos do interior, transporte para realização de tratamentos, agendamento de cirurgias e tratamento.

Roberto Brasil