Audiência Pública “Salve a Velha Jaqueira” será realizada na Aleam

By -

predio-ufamA revitalização do antigo prédio da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que em janeiro de 2016 completou 107 anos de existência, é o motivo da Audiência Pública a ser realizada na próxima segunda-feira, dia 15, às 9h, no Plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A iniciativa é de autoria do deputado estadual Bosco Saraiva (PSDB), que é presidente da Comissão de Cultura (CCult).

O local, conhecido por Jaqueira, localizado na Praça dos Remédios, no centro de Manaus, guarda na história inúmeras lembranças de gerações de juristas, mas hoje enfrenta um verdadeiro descaso.

Para mudar este cenário, um movimento intitulado “Salve a Velha Jaqueira” quer chamar a atenção de todos para as possibilidades de restauração do prédio e dar ao mesmo uma destinação que dignifique a memória dos que passaram por lá e colaborara com o desenvolvimento das diversas instituições estaduais.

Curiosidade – A antiga Faculdade de Direito passou por tempos difíceis, de fechamento político do país, mas também assistiu a retomada da reabertura institucional. Abrigou representantes de várias correntes políticas, ideológicas e partidárias. A história da Faculdade de Direito tem uma relação íntima com a busca da liberdade, justiça, desenvolvimento social, e afirmação do processo democrático.

Roberto Brasil