Audiência Pública na CMM discute aumento das doenças respiratórias no AM

By -

AUDIENCIA_COMSAU_TIAGO CORREA_CMM01

A Semana Mundial de Alergia, realizada entre 4 a 10 de abril, foi marcada na Câmara Municipal de Manaus (CMM) pela palestra do presidente da Associação de Alergia e Imunologia Regional Amazonas, médico Simão Arão Pecher, que relatou durante Audiência Pública, realizada na manhã de sexta-feira (8), no plenário da Casa Legislativa, o aumento das doenças respiratórias e os cuidados a serem tomados com os variados tipos de alergias.

Durante a audiência, conduzida pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara (Comsau/CMM), vereador Dr. Ewerton Wanderley (PPL), Simão Pecher destacou que as alergias tiveram um aumento de 3% a 40% da população que reclamam da doença, causadas, principalmente, pela poluição do ar, como explicou o médico.

Na avaliação de Pecher, as doenças respiratórias e da pele, devem ser evitadas, principalmente, pelo o controle ambiental e um dos vilões para o aumento da doença são as queimadas. Ele alertou que os indivíduos com tendência às alergias devem tomar alguns cuidados. “As pessoas alérgicas devem ensacar com plástico o colchão, travesseiro, sofás, evitar animais para não dar espaço para os ácaros e abrir as janelas para a entrada do sol, que mata os ácaros que se alimentam do fundo do ar”, recomendou Simão.

.

Na oportunidade, Dr. Ewerton Wanderley ressaltou que o tema abordado pelos  especialistas, deixa na Casa uma atenção maior em relação aos desmatamentos e queimadas, as quais no ano passado foram intensas na região metropolitana de Manaus, assim como na própria capital.

“A abordagem fortalece ainda mais o nosso empenho como parlamentar, para que possamos levar propostas e projetos de combate e punição às pessoas, que de maneira criminosa, acabam desenvolvendo queimadas, aumentando com isso, os processos alérgicos na população, além de prejudicar o meio ambiente”, destacou o parlamentar.

AUDIENCIA_COMSAU_TIAGO CORREA_CMM05

.Na Audiência Pública também estiveram presentes a médica alergista Maria Aparecida Mattos, Nádia de Melo Betti e Paola Liziane Bazílio, todas membros da Associação de Alergia e Imunologia Regional Amazonas.

 

Mario Dantas