Ato público em defesa do INPA marca aniversário de 61 anos da instituição

By -

inppa

O aniversário de 61 anos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), na próxima segunda-feira, dia 27, será festejado com um ato público em favor da instituição.

Organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Amazonas (Sindsep-AM) o ato está previsto para iniciar às 08h, no portão de entrada do Bosque da Ciência, na rua Otávio Cabral – Petrópolis.  

O objetivo da ação é chamar a atenção da sociedade para a situação critica em que se encontra o INPA, que como resultado da política de ajuste fiscal do Governo sofre com a falta de recursos para pesquisas, entre outras dificuldades. O plano Levy reduziu o orçamento do setor de Ciência e Tecnologia da instituição de R$ 33 milhões para R$ 26 milhões este ano.

Por conta disso, hoje, algumas linhas de pesquisas do Instituto, como por exemplo, ciências da saúde, correm o risco de parar por falta de pessoal. O alerta é do Secretário Geral do Sindsep-AM, Walter Matos.

“Queremos que a sociedade reflita que o INPA é o orgulho da Amazônia e o principal instituto de biologia tropical existente no mundo. Boa parte do que se conhece hoje sobre os ambientes tropicais foi gerado por meio de pesquisas realizadas pelo Instituto. E hoje as pesquisas estão ameaçadas porque somente com energia, combustível, segurança e manutenção de limpeza são gastos 60% do orçamento. Com isso quase nada sobra para investir em pesquisas e conhecimentos”, concluiu Matos.

Estão sendo convidados para o ato em defesa do INPA os estudantes do instituto, os servidores e a sociedade em geral.

Mario Dantas