Atletas se unem para combater o câncer infantil

By -
“Todos os triteltas do Amazonas que vão participar do Ironman estarão com a cabeça raspada", afirmou Fabrício Lima

“Todos os triteltas do Amazonas que vão participar do Ironman estarão com a cabeça raspada”, afirmou Fabrício Lima

Um grupo formado por 13 triatletas de Manaus deixou de lado os treinos na manhã desta quinta-feira, 29, e usou a força do esporte para dar “largada” a campanha #alguemdobem, que visa colaborar com as principais demandas das crianças e adolescentes com Leucemia no norte do Brasil. A ação desafiou os desportistas a rasparem a cabeleira e toda renda do corte do Salão Maison Luh (Rua Rio Madeira, 197, Vieiralves) foi revertida em prol do Instituto Alguém, uma organização sem fins lucrativos, que promove, coordena e executa ações de apoio às famílias dos pequenos que tem câncer.

alguem-do-bem-campanha-02Dentre os que abriram mão da vaidade em prol da solidariedade, estava o cirurgião plástico Dr. Euler Ribeiro Filho, que explicou como surgiu a ideia da campanha. “Eu estava pedalando com o Fabrício (Fabrício Lima, triatleta e vereador de Manaus) quando surgiu a ideia da gente raspar a cabeça e colaborar com a causa. Dias depois, amadurecemos essa vontade e criamos a campanha em parceria com o Maison Luh e com o Instituto, que queremos viralizar por meio da rede social. Afinal, nada melhor que conscientizar e chamar atenção através do esporte, que é o exemplo de quem tem saúde”, contou o médico, pai de João Victor Ribeiro, 12, que desde os seis anos luta contra a Leucemia.

alguem-do-bem-campanha-03De acordo com Fabrício Lima, a campanha  #alguemdobem terá várias ações durante os próximos dias, como o pelotão do bem, que participará do Ironman Fortaleza (3.8 km de natação, 180.2 km de ciclismo e 42.2 km de corrida), no próximo domingo, dia 8, e será composto por ele, Euler Filho, Maurício Tadros, José Airton e Leandro Moreira. Durante todo o percurso da prova, os triatletas estarão com bandeiras, bottons, decalques e outros materiais que identifiquem a campanha. A outra atividade acontecerá no Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, 23 de novembro, quando 50% da renda dos cortes de cabelo, masculino e feminino, realizados no Salão Maison Luh, serão doados ao Instituo Alguém.

alguem-do-bem-campanha-05“Todos os triteltas do Amazonas que vão participar do Ironman estarão com a cabeça raspada, essa será nossa identidade com a campanha, nos assemelhando as crianças que ficam carequinhas devido à doença. Além disso, estamos preparando diversos materiais para chamar atenção dos participantes do evento, que tem gente de todo Brasil e do exterior, e que podem colaborar com o Instituto e viabilizar recursos para aqueles que necessitam”, comentou Fabrício Lima, ao afirmar que já garantiu a bandeira do Instituo Alguém para cruzar a linha de chegada.

Presente no lançamento da campanha, a chefe do Departamento de Atendimento a Pacientes da Fundação de Hemotologia e Hemoterapia do Amazonas  (Hemoam) e Hemato Pediatra, doutora Socorro Sampaio, falou sobre a importância de campanhas como essa, uma vez que o Amazonas tem o maior número de casos de Leucemia por base populacional do Brasil.

alguem-do-bem-campanha-01“O Amazonas tem uma média de 40 a 45 casos novos de Leucemia Linfóide Aguda (LLA) por ano e se contabilizar a Leucemia Mieloide, e outros tipos de linfoma, este número cresce para 55 a 60 doenças anualmente diagnosticadas e tratadas pelo Hemoam. A maioria dos pacientes é de Manaus e 30% do interior do Amazonas, além de crianças que vem do Pará, Porto Velho e Boa Vista. O Amazonas tem o maior numero de casos de leucemia por base populacional do Brasil e estamos fazendo um levantamento para que um estudo possa revelar os motivos que estimulam a doença,  se um pesticidas ou a contaminação da água através de uso de agrotóxicos pode colaborar para isso. Porém, ainda não temos nada concretizado, estamos em fase de estudo”, disse a doutora.

Roberto Brasil