Atleta do CTARA confirma presença nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá

By -
A convocação de José Costa foi oficializada através de ofício recebido na FEPAM

A convocação de José Costa foi oficializada através de ofício recebido na FEPAM

Na noite da última segunda-feira (1), o para-halterofilista José Ricardo da Costa, 48, integrante do Centro de Treinamento e Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), programa este administrado pela Governo do Amazonas através da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer teve a sua convocação confirmada para os Jogos Parapan-Americanos, que será realizado de 2 à 18 de agosto em Toronto, no Canadá. Nesta terça-feira (2) a convocação foi oficializada através de ofício recebido na Federação de Esportes Paralímpico do Amazonas (FEPAM).

O secretário executivo da Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer visitou o treino de José Ricardo nesta terça e garantiu traçar metas de apoio para o atleta. “O José terá o apoio técnico da secretaria no que precisar. Estamos dispostos a ajuda-lo dentro da nossa realidade. Vamos torcer para que esta medalha venha para o Amazonas”, disse o executivo.

O manauara é o atual campeão do halterofilismo das Américas na categoria acima de 107kg. O título veio apos o para-halterofilista de levantar a incrível marca de 185kg. Como membro da seleção paralímpica brasileira, ele ergueu durante a seletiva realizada em Uberlândia, Minas Gerais no último final de semana no primeiro momento a marca de 187kg e a fechou a disputa pela vaga ao erguer 190 kg, assumindo assim, o topo do ranking das Américas.

parapan-02Agora, o atleta que disputa pela segunda vez a competição mais importante depois dos Jogos Paraolímpicos, se prepara o seu maior desafio.

“A expectativa é grande. Estou feliz por ter garantido a vaga para o Parapan. Os adversários subestimaram o nosso potencial e vencemos. Agora, estamos treinando dobrado com a o levantamento de 230 kg e pretendemos bater o recorde mundial que é de 240kg”, disse José. 

AVAL DO TREINADOR

Responsável por coordenar os treinos de José, o técnico Luiz Cláudio admite que o resultado surpreendeu os adversários.

“Nós treinamos com o objetivo de superar a marca e conseguimos. Agora o treino está focado no levantamento de 230 e creio que podemos chegar a quebrar o Record mundial”, encerrou.

No dia 12 de julho José Ricardo viaja novamente para Uberlândia Minas Gerais onde irá compor a seleção brasileira.

Roberto Brasil