Atividades recreativas e de educação ambiental reúnem crianças e adultos no Campo Dourado

By -

campo-dourado-espaco-verde-1Cerca de 500 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, participaram das comemorações em homenagem ao Dia da Criança, promovidas nesta segunda-feira, 12, no Espaço Verde Campo Dourado, área verde na zona Norte pertencente à Prefeitura de Manaus e entregue este ano recuperada e com equipamentos urbanos revitalizados à comunidade da área e entorno.

O evento fez parte da programação da Semana Ambiental da Criança, elaborada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) com a finalidade de levar atividades recreativas e de educação ambiental às unidades de conservação, áreas protegidas e parques urbanos municipais.

campo-dourado-espaco-verde-2A festa foi organizada pela comunidade do Loteamento Campo Dourado e contou com a participação da equipe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, que realizou atividades voltadas para as crianças, oferecendo  jogos ambientais e exposição de produtos feitos a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos.

A comunidade, por sua vez, se mobilizou para realizar uma partida de futebol com as crianças e a distribuição de brindes e lanches.  A preocupação com o meio ambiente foi a tônica da festa. Crianças e  adultos foram orientados sobre o descarte correto de resíduos e os riscos das queimadas urbanas. A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em exercício, Aldenira Queiroz, destacou a importância da programação elaborada pela Semmas para festejar o Dia da Criança, ao conseguir mobilizar crianças e adultos  em torno das áreas protegidas municipais.

campo-dourado-espaco-verde-3O chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, explicou que as atividades estimulam a comunidade a ser parceira da Prefeitura de Manaus, na tarefa de proteger as unidades de conservação municipais, áreas verdes e parques  urbanos. Segundo ele, a ideia é incentivar as crianças a serem multiplicadoras de informações para os pais e responsáveis. Rener do Espírito Santo, 6, foi um dos pequenos que aproveitaram a festa no Espaço Verde.

“Gosto daqui porque tem bastante espaço pra brincar com os meus amigos”, afirmou. O pintor Alessandro Mendes, 29, morador do Campo Dourado, comemorou a data com os filhos na área verde. “Antes essa área dava medo, agora ela proporciona qualidade de vida pra todos”, afirmou.

campo-dourado-espaco-verde-4A programação da Semana Ambiental da Criança continua nesta terça-feira, 13, encerrando-se na quarta-feira, 14, com oficinas e brincadeiras para crianças de comunidades da zona Leste,  no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Uai Shopping São José.

Roberto Brasil