Atividades com grupo de idosos estimulam envelhecimento saudável

By -

06-10-16-atividades-com-grupo-de-idosos-foto-assessoria-3

Um grupo de idosos do conjunto Manoa, na Cidade Nova, zona Note, está de compromisso firme com a proposta de manter a saúde e bem-estar por meio das atividades promovidas pela equipe multiprofissional da Unidade Básica de Saúde – UBS Armando Mendes, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

 As atividades são voltadas para o grupo que frequenta a unidade e, ainda, o Centro de Convivência do Idoso, que fica nas proximidades. Na área de fisioterapia, as ações são para o fortalecimento da região lombar, sempre nas manhãs das terças e quintas-feiras, sob o comando da fisioterapeuta da UBS, com dois grandes grupos de idosos. Já o educador físico entra com o estímulo à prática de exercícios, às segundas-feiras, em que a palavra de ordem é mexer o corpo.

06-10-16-atividades-com-grupo-de-idosos-foto-assessoria-1

 Segundo o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, hoje, são mais de 127 mil pessoas que buscam diariamente as UBSs, Policlínicas e demais unidades da rede em toda a cidade. “Os idosos formam um dos grupos mais ‘fiel’ aos serviços oferecidos e às atividades promovidas nas unidades de saúde da rede municipal. Eles demonstram que sabem cuidar da saúde e a importância de ir ao médico para um envelhecimento saudável e à prevenção de doenças”, disse.

 Na parte social do projeto, se reúnem a fisioterapeuta e a assistente social da unidade para envolver os representantes da melhor idade em brechós solidários, festas temáticas – como o Outubro Rosa, Festa Junina e Natal – e programações de entretenimento, sempre visando proporcionar a interação entre as UBSs, Centro do Idoso e comunitários da área.

Mario Dantas