Atividade do “Maio Amarelo” chama atenção para os ciclistas no trânsito

By -

ciclistas-maio-amarelo 1Mais de duzentas pessoas participaram neste domingo, 22, de um passeio ciclístico, promovido pela Prefeitura de Manaus, como parte da programação do Movimento Maio Amarelo, que busca a redução de acidentes de trânsito.

As ações vêm sendo realizadas desde o início do mês sob a coordenação do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) que, nesta atividade, chamou a atenção para o respeito aos ciclistas.

ciclistas-maio-amarelo 2Os participantes do passeio se concentraram no anfiteatro da Ponta Negra, zona Oeste. Após a largada, às 8h, o percurso incluiu o bairro de São Jorge, Avenidas Constantino Nery e Brasil e retornou para a Ponta Negra. Agentes de trânsito também participaram da ação com o apoio operacional e fazendo a escolta dos ciclistas.

No meio do itinerário, os ciclistas pararam na Av. Brasil, bairro Compensa, para fazer uma abordagem aos motoristas e pedestres que circulavam no local. Educadores do Manaustrans distribuíram bandeiras com a mensagem de Paz no Trânsito, jogos educativos e panfletos com mensagens de trânsito seguro.

ciclistas-maio-amarelo 3Para o industriário Marcos dos Santos, que se dirigia para a feira da Compensa, a presença dos ciclistas e educadores foi uma surpresa. “Gostei de ver a ação aqui no bairro. Todos precisam aprender a respeitar o trânsito e colaborar para acabar com os acidentes”, disse, após receber uma bandeira com a mensagem de paz.

No retorno para a Ponta Negra, a estudante Gerlane Almeida comemorou. “Gosto muito de praticar esportes e fica mais animado com essa motivação do Movimento ‘Maio Amarelo’. Fiz todo o percurso para pedir mais respeito aos ciclistas”, alertou.

ciclistas-maio-amarelo 4O diretor presidente do Manaustrans, Eudes Albuquerque, que também participou da atividade, ressaltou que, dentre as atividades do Maio Amarelo, a ação de respeito aos ciclistas merece destaque.

“A bicicleta é um modal de transporte que, a cada dia, ocupa mais espaço no trânsito da cidade. Por isso, nossas ações pedem que motoristas e pedestres respeitem os ciclistas. Afinal, o respeito garante que as vias sejam compartilhadas por todos”, destacou.

Roberto Brasil