Atendimento gratuito para Imposto de Renda começa nesta quarta-feira

By -

imposto-de-renda

A partir desta quarta-feira, 16, alunos e professores do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Martha Falcão | DeVry, em Manaus, realizam atendimento gratuito para contribuintes sobre o imposto de renda (IR) 2016 até o encerramento do prazo de entrega, 29 de abril.

O serviço é aberto à população e está disponível durante a semana, de 14h às 17h, no laboratório da Unidade I (Rua Natal, 300 – Adrianópolis, Zona Centro Sul). Para o atendimento, é necessário levar uma lata de leite em pó ou 1 kg de alimento não perecível, que será doado a instituições filantrópicas.

 

O auxílio é oferecido exclusivamente aos contribuintes pessoa física. De acordo com a coordenadora do curso, Lucilene Viana, a ação tem como objetivo colocar em prática o conteúdo ministrado em sala de aula.

 

“Além disso, conseguimos sensibilizar os alunos para o compromisso social da profissão e da instituição. Eles também acabam tendo o primeiro contato com as dúvidas das pessoas em relação à declaração e têm a oportunidade de aprender mais, de ampliar a visão do processo”, afirmou a professora, que é vice-presidente de Controle Interno do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Os acadêmicos participantes da ação têm horas complementares contabilizadas no histórico.

 

Durante o atendimento, os alunos, orientados pelo professor, analisam que tipo de declaração mais indicada em cada caso (simplificada e completa), e operacionalizam o sistema da Receita alimento-o com as informações. O programa do Governo Federal foi baixado nos computadores da instituição.

 

Para o atendimento é necessário levar o informe de rendimentos (Cédula C), fornecido pela instituição empregadora, documentos pessoais e comprovantes de despesas dedutíveis como desembolsos médicos, gastos com educação (creche, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, curso superior, cursos de especialização e profissionalizantes), pensão alimentícia e contribuição à previdência privada ou complementar (inclusive de empregados domésticos), entre outros.

 

“O contribuinte pode lançar mão das deduções para reduzir o impacto da prestação de contas junto à Receita Federal. Isso porque, as deduções ajudam a reduzir a base de cálculo do Imposto de Renda, diminuindo, portanto, o valor a pagar ou aumentando as chances de restituição”, explica a professora Lucilene Viana.

 

 

Áida Fernandes