“As mulheres agora querem espaço na Política, não cotas”, afirma Conceição Sampaio

By -
" As mulheres são quase 52% do eleitorado e não podem ficar à margem deste processo", destacou Conceição Sampaio

“As mulheres são quase 52% do eleitorado e não podem ficar à margem deste processo”, destacou Conceição Sampaio

Em discurso realizado na abertura da campanha “Mais Mulheres na Política: a Reforma que o Brasil precisa”, realizado na manhã desta segunda-feira (18), no Auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Amazonas, a deputada federal Conceição Sampaio (PP-AM), disse que as mulheres brasileiras passaram da fase de lutar por cotas nos partidos: “o momento é de exigir o espaço que merecemos dentro dos parlamentos brasileiros, de modo a construir uma sociedade mais justa e mais igualitária, ao lado dos companheiros homens”, afirmou.

Conceição Sampaio disse lamentar que o texto do primeiro relatório do Projeto da Reforma Política que tramita na Câmara dos Deputados e que deve começar a ser votado nesta terça-feira, 19, não tenha uma linha sequer sobre como se dará a participação das mulheres na Política. “Tenho certeza de que essa 55ª Legislatura, que hoje compõe com seus  deputados e deputadas a Câmara Federal, terá o importante papel de definir a maior participação das mulheres no espaço político. E é na política que todas as decisões de afetam nossas vidas, para melhor ou para pior, são tomadas. As mulheres são quase 52% do eleitorado e não podem ficar à margem deste processo”, completou a parlamentar.

conceicao-mulher-na-politica-02A campanha “Mais Mulheres na Política: a reforma que o Brasil precisa” é promovida pela Procuradoria da Mulher do Senado Federal, liderada pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), e visa estimular o aumento da participação das mulheres na política do país, assegurando, desta maneira, maior igualdade entre homens e mulheres na sociedade.
Além da presença da deputada federal Conceição Sampaio e da senadora Vanessa Grazziotin,  o evento, que teve mais de 500 participantes, contou com a participação das senadoras Marta Suplicy (sem partido-SP) e Regina Souza (PT-PI), do senador José Medeiros (PPS-MT), da deputada federal Jéssica Sales (PMDB-AC), da ex-deputada federal e vice-presidente do PP-AM Rebecca Garcia, da deputada estadual Alessandra Campelo (PCdoB), além de vereadoras de Manaus e de 16 outras cidades do interior do Amazonas,  mulheres dirigentes e representantes de movimentos sociais e de mulheres.
conceicao-mulher-na-politica-03O deputado estadual Josué Neto (PSD), presidente da ALEAM, abriu a solenidade, que também contou com a participação dos deputados estaduais Adjuto Afonso (PP), Sinésio Campos e José Ricardo (ambos do PT).

Roberto Brasil