Árvore com risco de queda é retirada durante manejo na Getúlio Vargas

By -

arvore-risco-de-queda-colagemUma ação de manejo da arborização na Avenida Getúlio Vargas, na manhã deste sábado, 27, resultou na supressão de um oitizeiro que apresentava rachaduras no tronco e apodrecimento acentuado na base com infestação de cupins. A decisão pela retirada ocorreu após a avaliação realizada pelos técnicos da Prefeitura de Manaus que constataram o risco iminente de queda. O trabalho foi desenvolvido pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Limpeza Urbana (Semulsp).

No total, foram realizados ao longo da manhã procedimentos de poda em 50 das 188 árvores das espécies oitizeiro, ipê mirim, pau pretinho e castanholeira, existentes na avenida. A ação continuará e deverá ser encerrada em dois finais de semana.

Além da manutenção dos indivíduos arbóreos, a poda visa à adequação à sinalização pública como semáforos e placas de trânsito e à iluminação pública. “O trabalho de manejo é de extrema importância para a existência saudável da árvore. A poda funciona como uma limpeza, para a retirada de erva-de-passarinho, de galhos secos e principalmente avaliação do risco de queda. O serviço proporciona a melhoria do estado fitossanitário das árvores, bem como maior qualidade da iluminação e embelezamento”, explica o gerente de Corte e Poda da Semmas, Wellington Auzier.

Roberto Brasil