Artur Neto sanciona PL criando o Dia do Ciclista

By -

O crescimento do cicloativismo em Manaus, despertou, hoje, no vereador e titular da Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer (Semjel), João Luiz (PRB), o interesse em criar uma data para essa categoria que a cada dia ganha mais adeptos. Por conta disso criou o Projeto de Lei (PL) 072/2017, que estabelece a data de 25 de agosto como o Dia Municipal do Ciclista. O PL foi sancionado pelo prefeito de Manaus Artur Neto, na tarde desta sexta-feira (21). A assinatura aconteceu no Palácio Rio Branco, no Centro, e atende a uma antiga reivindicação dos ciclistas manauenses. 

“Precisamos trabalhar em campanhas para levar mais amor ao trânsito.  Tem pessoas com quem você conversa harmoniosamente e quando entra num carro parece um ‘superman’. Essa conscientização pode salvar vidas no trânsito”, afirma o prefeito. 

João Luiz relatou que a bicicleta é um meio de transporte utilizado por muitas pessoas para se deslocar ao trabalho, escola, universidade, como realizar passeios entre amigos. Mas, além disso, o ciclismo pode ser usado para manter a forma física.

“O intuito desta propositura é de fortalecer a luta dos amantes da bike, pelo reconhecimento do Município de Manaus do direito de ir e vir com segurança de todo cidadão, que faz uso da bicicleta seja como meio de transporte, competição, lazer ou qualidade de vida, aqui representado pela figura do ciclista”, afirmou João Luiz, ao ressaltar a importância da modalidade para a saúde da população. “O ciclismo quando praticado de maneira correta, os benefícios são muitos, como resistência muscular, melhora do condicionamento físico, dos sistemas cardíaco, respiratório e vascular, ajuda a eliminar as gorduras localizadas, reduz o estresse, é uma excelente atividade aeróbica e anaeróbica. Logo, ciclismo também é saúde”, finalizou João Luiz.

Em Manaus, mais de 10 grupos de ciclistas reúnem pessoas comuns em prol do mesmo objetivo: lazer e atividade física, entre eles o pioneiro “Pedala Manaus”, e outros como o “Pedala Pesado”, “Amigos da Bike”, “Guari Bike”, “Speed Bike”, “Mountain Bike” e “Top Bike”.

“Fico feliz e agradecido pelo reconhecimento do prefeito aos ciclistas, e espero que estas leis não parem apenas em um dia celebrativo, mas continuem com iniciativas práticas de apoio, incentivo e proteção ao ciclista”, disse o coordenador da Organização Não Governamental “Pedala Manaus”, Paulo Aguiar.

Roberto Brasil