Artur Neto responde críticas feitas à Manaus em programa esportivo nacional

By -
André Risek | Artur Neto

André Risek | Artur Neto

Da Redação – Na última sexta-feira (2), o programa “Redação SporTV” sob o comando de André Rizek questionou as razões para Manaus sediar a partida Brasil x Colômbia pelas eliminatórias da Copa do Mundo na próxima terça-feira, dia 6. As críticas foram duras tanto da parte de Risek quanto dos comentaristas convidados, todas em tom de bairrismo puro. Por conta disso, o prefeito Artur Neto ao tomar conhecimento do que foi dito prontamente se manifestou em sua página no Facebook. O teor do que foi dito você confere abaixo:

Que suposto espírito cosmopolita mais provinciano esse de certo programa do Canal SporTV. Declarar Manaus como inconveniente para a realização do jogo Brasil x Colômbia pelas Eliminatórias da Copa 2018.

Pois o tenor Plácido Domingo, essa voz e esse coração que pertencem ao mundo inteiro, chorou várias vezes ao se deparar com as águas negras do rio e a floresta misteriosa como pano de fundo.

Recriminar Manaus, que a revista da Fifa considerou a sede mais organizada e de povo mais hospitaleiro dentre todas as demais? A mesma cidade que realiza Réveillon para 300 mil pessoas, nas areias da Ponta Negra, sem um incidente sequer? A mesma Manaus que começa a transformar essa festa de passagem de ano em promissor fato turístico nacional?

Qual a raiz desse preconceito, que condena a capital da Amazônia? Que também foi subsede das Olimpíadas Rio 2016, abrigando relevantes jogos de futebol feminino e masculino? O nono endereço mais pesquisado no aplicativo de turismo Trip Advisor?

A capital ousada vai disputar com São Paulo o privilégio de realizar a partida, dentro de seus limites geográficos, culturais, gastronômicos e naturais, um salão de duas rodas anual que exiba a produção do Polo Industrial da Zona Franca. Afinal, a Harley Davidson, a Honda, a Yamaha, a Ducati trabalham aqui, produzem aqui, auferem lucros aqui… e não em São Paulo.

Os “críticos” que fiquem à vontade. Manaus é uma das três cidades brasileiras com vocação mundial, junto com Rio e São Paulo. Quem a ama, ficará feliz com a constatação. A minoria, especificamente neste caso, não tem nenhuma importância.

Manaus é linda. Vai ter jogo sim.

Roberto Brasil