Artur Neto entrega Parque da Juventude Titio Barboza

By -

Da Redação – Nessa quarta-feira, 19, o prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, entregou o Parque da Juventude Titio Barboza localizado no Conjunto Castelo Branco II, Parque 10 de Novembro fronteira com o Bairro da União, na zona Centro-Sul.

Manaus é a capital internacional da Amazônia, a gente tem que pensar em Manaus como uma cidade mundial e Manaus é uma cidade que estava sem verde, a gente precisa do verde – disse Artur Neto.

O Projeto de Lei nº 1.592/2011 que renomeia o local é da autoria do vereador Gilmar Nascimento, morador do Parque 10 assim como era Titio Barboza, o homenageado era conhecido por produzir conteúdo destinado para o público infantil na TV, no rádio e no teatro.

Aqui era chamado de sovaco da cobra e o nome passou a ser Parque Municipal Titio Barbosa homenageando o que eu digo que é o nosso Monteiro Lobato, um amante das crianças – falou o vereador Gilmar Nascimento.

Viúva de Titio Barboza

Esta já é a quarta área verde a ser revitalizada sem que saia nenhum real dos cofres da Prefeitura de Manaus, isso se tornou possível a partir de medidas compensatória firmadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade com o intuito de promover a revalorização de espaços verdes protegidos, antes degradados

Isso aqui pertence aos moradores e graças ao acordo que temos com as empresas Colmeia e RD isso aqui tem aparelhos para o esporte, aparelhos para o lazer, tem área verde, tem espaço para as famílias, tem iluminação de LED – disse o prefeito de Manaus.

Esse novo Parque da Juventude tem aproximadamente 9.900 metros quadrados e conta com pista de caminhada, playground, quadra de futebol de areia com arquibancada, academia ao ar livre, além de um horto comunitário e um robusto projeto de arborização que conta com mais de 4.000 mudas

A gente vai levar para outros espaços, o próximo o prefeito já determinou é no núcleo 15 da Cidade Nova, o projeto já está bem avançado e a gente tem pelo menos dez novas área que o prefeito já escolheu – contou o secretario Nelson de Oliveira da SEMMAS.

Em um local que no passado já foi alvo por diversas vezes de tentativa de invasão a Prefeitura consegue proteger uma extensa área verde próxima ao segundo maior parque ecológico do Brasil perdendo apenas para a Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro que é o Parque do Mindu e que tem uma história parecida com Parque da Juventude Titio Barboza.

Texto e Fotos: LUCIANO FARIAS

Roberto Brasil