Artistas poderão opinar sobre a destinação do dinheiro público por meio do “orçamento participativo da cultura”.

By -

            JOSÉ RICARDO E YANN - CARREATA. 

 Em carreata realizada neste domingo (28), o candidato a prefeito de Manaus, José Ricardo (PT), e seu vice, Yann Evanovick (PCdoB), da Coligação “Compromisso com o Povo”, percorreram vários bairros da Zona Leste da capital amazonense. Ao final, eles fizeram um minicomício no Val Paraíso tratando das propostas do Plano de Governo que defendem, e frisando a implementação do “orçamento participativo da cultura”, que criará canais para que os artistas opinem sobre a destinação dos recursos públicos para esta área.     

 

              A falta de valorização para as manifestações culturais mais populares foi uma das críticas registradas pela categoria, no último dia 2, durante reunião promovida por José Ricardo para a construção de propostas de governo voltadas à cultura. Por isso o candidato defende o orçamento participativo da cultura visando o aumento e a democratização dos recursos investidos nas atividades culturais, garantindo assim, o direito à participação de todas e todos e a inclusão do máximo de diversidade cultural no orçamento do Município.

 

              “Há anos os governos vêm destinando recursos volumosos para festivais de caráter mais elitista, enquanto que o Festival Folclórico do Amazonas, por exemplo, que é até mais antigo que o de Parintins, fica sem apoio. A cultura do povo, os cantores daqui da nossa cidade, os bois-bumbás regionais, as cirandas, o hip-hop e tantas outras expressões artísticas precisam receber atenção do poder público. Quem faz arte precisa ser ouvido quanto às definições orçamentárias, para que sejam respeitados os valores sociais, e, os regionais como dos índios”, afirmou José Ricardo.

Mario Dantas