Artistas e público aprovam Boi Manaus na Arena da Amazônia

By -

bpo2O novo formato do Boi Manaus 2014 levou 24 mil pessoas na noite da quinta-feira, 23, até a Arena da Amazônia, que pela primeira vez recebeu a festa que comemora os 345 anos da cidade de Manaus. Este ano a prefeitura aceitou o desafio de fazer um o evento de forma diferente agradando público e artistas.

boi

Dividido em cinco atos, “Roda de Toada”, “Mulheres do Meu Boi”, “Boi Tribal” “Manaus345” e “Bois de Parintins”, as apresentações envolveram mais de 200  dançarinos e shows pirotécnicos.

Para P.A. Chaves, sangue novo do Boi Bumbá Garantido, o evento este ano aproximou a cultura do povo com uma nova dinâmica nas apresentações.

boi3

“Está de parabéns a organização que levou a festa até a zona Leste, fez tradicionalmente no sambódromo e inovou mais ainda trazendo para a arena apresentando um super show para o público reunindo os Bumbás de Manaus e Parintins. Para mim foi uma honra poder me apresentar aqui”, disse o toadeiro.

Arlindo Junior, um dos grandes ícones do Boi Bumbá Caprichoso também gostou do novo formato do evento e acredita que no ano que vem vai melhorar ainda mais.

boi5

“Esse foi um evento organizado pensando no futuro, por isso levou a zona leste e agora aqui prepara um grande show com quase mil pessoas envolvidas para aproximar a arte e a cultura do nosso povo”, disse Arlindo.

A opinião do público não foi diferente, muitos estavam visitando a arena pela primeira vez e ficaram impressionados com a organização do evento.

Com a tururi de Klinger Araújo, Val Segadilha era só animação ao executar as coreografias de suas toadas favoritas. Ela destacou a oportunidade que o evento ofereceu ao público.

“Para parte do público foi incrível poder conhecer a arena e ver a apresentação dos seus Bois. Tudo muito bem organizado para realmente fazer uma festa à altura do aniversário de Manaus”, destacou.

O encerramento da festa fez a galera dançar ao som das toadas dos bois de Parintins, com apresentação de Arlindo Júnior e Israel Paulain, Sebastião Júnior e David Assayag, e Tony Medeiros e Júnior Paulain, respectivamente apresentadores, levantadores de toada e amos dos bois Garantido e Caprichoso.

 

boi4

O apresentador oficial do Garantido, Israel Paulain incendiou a galera presente. O que poucos sabiam é que o artista entrava na Arena da Amazônia pela primeira vez. “É um privilégio conhecer a Arena e no mesmo dia poder fazer um show histórico. Me senti no Bumbódromo. Aqui já virou o novo ‘point’ do boi bumbá”, disse Paulain.

Toadas novas e antigas embalaram a galera. A festa continuou até às 4h da manhã.

DVD

A Prefeitura de Manaus registrou toda a programação artístico-cultural em DVD para promover a capital amazonense em âmbito internacional. A iniciativa faz parte da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e tem como objetivo fomentar o turismo na região, fazendo da cidade mais um grande destino.

Toda a programação, que teve início no dia 8 deste mês com a abertura do Circuito Cultural Paço da Liberdade, será disponibilizada nas feiras do seguimento. “Registrar este momento histórico é oportunizar o potencial que a cidade tem em receber, oferecer e realizar grandes eventos valorizando nossa cultura e o que temos de melhor que é a beleza arquitetônica aliadas às belezas naturais e aos nossos talentos artísticos”, declarou o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.

Mario Dantas