Artista amazonense terá protagonismo em programa de governo de José Melo

By -

melo-artistas-campanha1Incentivar a arte e o artista amazonense são pontos centrais do programa do governador José Melo (Pros), candidato à reeleição para o governo do Amazonas. Entre as novas metas, está a ampliação do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro para 14 cidades-polo, a expansão do projeto ‘Mania de Ler’ de incentivo a leitura, a criação de um programa de valorização de conhecimentos populares e tradicionais. 

Melo afirmou que vai estimular manifestações culturais na capital e no interior e dar mais visibilidade e oportunidade às produções locais. “Nos próximos quatro anos os recursos da Secretaria de Cultura irão priorizar o artista local. Minha prioridade será, na cultura, incentivar as manifestações artísticas dessa terra. Os recursos da cultura têm que estimular a produção artística do Amazonas”, disse Melo, durante uma reunião realizada com os representantes das Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus.

Uma das primeiras ações no setor será a ampliação do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro para 14 municípios-polo. Em cada cidade, Melo vai instalar a estrutura de escola de artes, assim como já funciona em Manaus e, mais recentemente, em Parintins. “O Liceu de Artes funciona como uma usina de artistas, refinando os talentos incubados pelo interior para que eles tenham a oportunidade de participar dos mais diversos festivais inseridos no calendário artístico da Secretaria de Cultura”.

As obras literárias de escritores locais terão maior repercussão a partir da proposta de expandir o programa ‘Mania de Ler’ para espaços como paradas de ônibus, salões de cabeleireiro e restaurantes. A ideia é aproximar a população da prática da leitura, além de disseminar as obras produzidas por talentos da terra.

Uma ideia semelhante vai funcionar por meio do projeto “Livro no táxi”, que hoje funciona em 192 veículos desde a Copa do Mundo e será ampliado para 500 taxis de Manaus. A ideia repete o conceito de estimular o hábito da leitura na população.

Outra proposta do plano de governo de Melo é a restauração da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, uma das mais antigas do centro de Manaus, localizada na Rua Miranda Leão. O trabalho de restauração vai preservar o estilo neoclássico da Igreja. A tarefa inclui o resgate da pintura original, além da recuperação de todo o material desgastado pelo tempo. Construções anexas à igreja como o salão paroquial devem ser mantidas.

Roberto Brasil