Arthur Neto lidera tempo de TV

By -

0000000000

O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), candidato à reeleição, terá o maior tempo no programa eleitoral gratuito que começará a ser veiculado na próxima sexta-feira, 26, no rádio e na televisão, somando três minutos e 41 segundos dos 10 minutos totais. O espaço no horário eleitoral gratuito é distribuído de acordo com o tempo dos partidos que formam a coligação e, no caso de Arthur, há dez partidos em seu arco de alianças.

Os programas eleitorais serão veiculados na TV de 12h às 12h10 e das 19h30 às 19h40. No rádio, serão veiculados de 6h às 6h10 e das 11h às 11h10. Sempre de segunda a sábado.

Ontem, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realizou o sorteio que definiu a ordem de apresentação dos candidatos a prefeito no programa eleitoral no rádio e TV.

Pelo sorteio, Henrique Oliveira (SDD) será o primeiro a apresentar a propaganda eleitoral, na próxima sexta-feira. O candidato terá 25 segundos disponível.

O segundo candidato a apresentar sua propaganda eleitoral será José Ricardo (PT), seguido por Serafim Corrêa (PSB), Marcelo Ramos (PR), Queiroz (PSOL), Luiz Castro (Rede), Hissa Abrahão (PDT), Silas Câmara (PRB) e Arthur Neto (PSDB).
No dia seguinte ao primeiro programa, quem se apresentou por último será o primeiro a se apresentar e quem foi o primeiro no dia 26 será o último e assim sucessivamente.

No caso dos programas, ficou definido que as coligações devem entregá-los na sede do TRE-AM até quatro horas antes da veiculação das propagandas. “Em relação a este procedimento, iremos manter o que foi acordado na eleição anterior, em 2014, e, naquela época, não houve nenhum problema”, disse Fued Sêmen, um dos coordenadores da Comissão da Fiscalização da Propaganda Eleitoral do TRE-AM.
Além do programa eleitoral, os candidatos a prefeito e a vereador terão o total de 70 minutos diários no rádio e TV em forma de inserções de 30 segundos.

Na reunião de ontem, as coligações acordaram que poderão também fazer inserções de 60 segundos, mas devem  informar com antecedência mínima de 48 horas a intenção de veicular as propagandas de um minuto.

As inserções devem ser entregues diretamente pelas coligações às emissores responsáveis pelas veiculações.

Segundo Ruy Melo, um dos coordenadores da Comissão de Fiscalização da Propaganda do TRE-AM, as inserções serão distribuídas ao longo da programação veiculada entre as 5h e as 24h, na proporção de 60% para candidatos a prefeito e 40% para candidatos a vereador.

“Para evitar que algumas coligações sejam beneficiadas e apareçam mais em horários nobres do rádio e TV, a distribuição é realizada por meio de um sistema que distribui as inserções ao longo do dia”, explicou Melo.

Em relação às inserções, houve uma discussão durante a reunião porque os representantes das coligações ‘Manaus por nós: construindo o poder popular’, formada por PSOL e PCB e a coligação ‘Sim, é possível’, formada pela Rede e PMN, questionaram que teriam que fazer a gravação de seus programas por meio de um sistema muito caro.

O TRE-AM aceitou que as coligações enviem os programas por uma mídia mais simples e que as empresas de comunicação façam a conversão, porém, as empresas não serão responsabilizadas, caso haja erros durante a conversão. // D24 AM

Mario Dantas