Arthur Neto e representantes do Estado dão mais um passo para garantir Manaus como sede do futebol nas Olimpíadas 2016

By -

esporte

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e representantes do Governo do Estado reuniram-se na manhã de ontem 4, no Rio de Janeiro, com o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman. No encontro, na sede do Comitê, foi discutida a candidatura de Manaus para receber os jogos de futebol das Olimpíadas do ano que vem. De acordo com Nuzman, a capital do Amazonas vem apresentando todos os requisitos do caderno de encargos e a decisão sai até dia 10 de fevereiro.
“Da nossa parte vejo que Manaus atende a todas as necessidades. Nós gostaríamos muito de ter a simbologia da Amazônia nestes jogos olímpicos de 2016 que estão no Rio de Janeiro, mas são do Brasil. São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador já estão dentro. Até semana que vem anunciamos quais as outras escolhas, em parceria com a Fifa, Comitê Olímpico Internacional (COI) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF)”, afirmou Nuzman.

 

Segundo o prefeito, o diretor executivo de Operações do Comitê Organizador, Marco Aurélio Vieira, disse que entre todas as cidades que estão pleiteando os jogos, Manaus é a única que vem trabalhando de forma conjunta com o Governo do Estado. O entrosamento, fundamental na Copa do Mundo, também vem contando agora a favor do Amazonas.

esportr

“A frase que me deixou muito animado foi quando disseram que só não será em Manaus se houver um empecilho muito grande por parte da Fifa. Mas acredito que isso é contornável. Portanto, temos que correr para agilizar reunião também com dirigentes da Fifa. Tudo vem dando certo a nosso favor. Saímos do Rio de Janeiro confiantes”, assinalou o prefeito.
O secretário de Gestão do Governo do Estado, Evandro Melo, explicou que o Comitê Organizador vê Manaus como forte favorita por conta da rápida resposta em relação ao caderno de encargos. Os pedidos foram entregues à Prefeitura e Estado no início de janeiro e antes mesmo do final do mês todas as questões já estavam encaminhadas e prontas para serem colocadas em prática.
“O governador José Melo e o prefeito Arthur Virgílio estabeleceram a proposta de unir esforços para atender a todos os requisitos o mais rápido possível. O trabalho feito por esta comissão está praticamente pronto. Assim que a decisão for tomada, e se Manaus for escolhida, estaremos prontos para colocar o caderno de encargos em prática, assim como foi com a Copa do Mundo”, afirmou Evandro.
Também participaram da reunião, representando o governo do Estado, o diretor-presidente da Fundação Vila Olímpica (FVO), Aly Jorge Almeida; o diretor de Relações, Orsine Oliveira; o secretário de Esportes, Eduardo Ditzel, e o gestor de projetos da FVO, Igor Menezes. Pela Prefeitura de Manaus, além do prefeito, esteve presente o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.

 

Tocha Olímpica

Durante a reunião na sede do Comitê Olímpico, o presidente Carlos Arthur Nuzman afirmou que também já está sendo definido qual o trajeto que a tocha olímpica fará no Brasil. Ele explicou que, independente da escolha das sedes, Manaus já foi incluída neste roteiro.

 

“Manaus não podia ficar fora deste roteiro. Foi um sucesso na Copa do Mundo e tem uma simbologia muito grande por estar na Amazônia. Também já estamos muito perto de anunciar este mapa da tocha olímpica, mas posso garantir que Manaus está contemplada”, finalizou Nuzman.

Mario Dantas