Arthur e Rotta – Cidade Inteligente garante transparência na saúde

By -

img_8719

Com a Cidade Inteligente em pleno funcionamento,  a saúde pública municipal também ganhará agilidade e modernidade. Questões como controlar a distribuição de medicamentos, aplicação de vacinas, agendamento de consultas, exames especializados, fluxo de pacientes nas UBSs poderão ser resolvidas com o uso da tecnologia. De acordo com o candidato a reeleição Artur Neto, é a transparência chegando definitivamente aos gastos públicos da saúde.

“O que estamos vendo na saúde do Estado é lamentável. Montaram uma quadrilha para assaltar a saúde no Amazonas. O esquema assaltou sistematicamente o dinheiro público e já descobriram ao menos R$ 112 milhões desviados. Isso explica o caos nas unidades geridas pelo governo do Estado. Com a Cidade Inteligente, todos poderão fazer o acompanhamento inclusive dos gastos. Cada cidadão será um guardião das finanças na saúde”, assinala Artur.

A modernização da administração já começou. Em 2013 a Prefeitura de Manaus investiu na aquisição de um dos data centers mais poderosos do País. O conjunto de computadores é capaz de processar e armazenar um volume gigantesco de informações. É o ponto central do projeto que vai interligar todas as unidades básicas de saúde por rede de fibra ótica, garantindo transparência a tudo que é feito e usado nas UBSs.

Ainda na saúde, será possível otimizar o uso dos recursos investidos e permitir o aumento de eficiência para atender mais pessoas. Todos os médicos terão acesso ao histórico total de tratamento e exames dos pacientes que frequentam a rede pública de saúde. Isso será possível com o uso do ‘cartão cidadão’, que também servirá entre outros serviços, para carregar passagens de ônibus.

“O cidadão estará no controle e isso poderá ser feito através de aplicativo de telefone. Qualquer um vai poder ver os gastos públicos na saúde, os remédios existentes, o que foi distribuído e o que está sendo gasto. A Cidade Inteligente veio para ficar”, garante o prefeito.

 

Mario Dantas